Ventilação natural: 5 vantagens para a empresa
Data: 01/08/2022

Ventilação natural

A maioria das empresas já está mais que acostumada com os sistemas de condicionamento de ar. Afinal, em um país quente como o Brasil, esse tipo de solução é praticamente indispensável. Por outro lado, pouco se fala em ventilação natural. Um recurso gratuito, capaz de levar muitos benefícios para a organização e seu time. 

Salas que permanecem constantemente fechadas podem prejudicar a saúde dos ocupantes. Além de não permitirem a renovação do ar interno, esses espaços também podem aumentar os níveis de estresse e insatisfação.

Você tem prestado atenção no seu pessoal e na relação dele com as instalações oferecidas? Não é apenas uma questão de saúde. A produtividade dos colaboradores depende muito das condições físicas disponíveis!

Mas, tenha calma. Analise com atenção e passe a considerar tudo o que trazemos agora, logo abaixo!

Ventilação natural x artificial 

Como dissemos, a refrigeração do ar de modo artificial é muito importante. Sobretudo no Brasil, que apresenta temperaturas elevadas na maior parte do ano. Contudo, é crucial entender se, de fato, apenas as soluções artificiais podem resolver.

Com um sistema de ar-condicionado, geralmente, não é possível contar com o fornecimento adequado de ar fresco. Isso porque, com ele, o ar interno é apenas resfriado e circula de maneira contínua.

Portanto, por meio de um projeto meticuloso, deve-se buscar soluções que evitem esse tipo de problema. Há diferentes formas e métodos pelos quais se pode desenvolver a ventilação natural no escritório. E, vale lembrar, que ela não elimina a possiblidade de se trabalhar com os recursos artificiais.

Mas o que a empresa ganha com a ventilação natural?

Confira a seguir algumas das principais vantagens!

1. Conforto

O ar e a iluminação naturais tornam o ambiente mais humanizado, pois deixam os ocupantes em maior contato com fontes de energia vindas diretamente da natureza. Isso gera conforto para todos, que podem desempenhar com mais qualidade suas tarefas.

2. Bem-estar

Além do conforto, a sensação de bem-estar também é percebida pelos colaboradores. Então, seus níveis de satisfação e disposição aumentam.

3. Melhora da saúde

A renovação e qualidade do ar são alguns dos principais benefícios trazidos pela ventilação natural. Isso porque carregam consigo a melhora da saúde da equipe.

4. Sustentabilidade

O vento é um recurso gratuito, natural e renovável. Desse modo, agrega sustentabilidade aos processos da empresa.

5. Economia

Por último, mas não menos importante, citamos a questão da geração de economia. Uma vez que se torna possível reduzir consideravelmente o consumo e os gastos de energia elétrica.

Quer contar com todas essas vantagens no seu escritório? Entre em contato conosco pelo WhatsApp (11) 98327-6060 e saiba como podemos desenvolver o seu projeto de Arquitetura Corporativa!

Compartilhe este post