6 vantagens de um projeto arquitetônico
Data: 20/06/2022

Seja na reforma ou construção, é indispensável contar com os serviços de profissionais devidamente capacitados – e habilitados. Diferentemente do que muitos possam pensar, esta não é somente a forma mais segura de realizar os procedimentos, como também é o jeito mais econômico. Hoje, queremos destacar as vantagens de um projeto arquitetônico

Há muitos fatores envolvidos na realização de uma obra ou empreendimento. Assim, como há diversas pessoas que serão, direta ou indiretamente, impactadas. Portanto, não se pode agir de maneira inconsequente. É preciso tomar todas as medidas capazes de assegurar a qualidade em cada etapa do desenvolvimento.

Confira o artigo de hoje e fique por dentro!

Afinal, o que é um projeto de Arquitetura?

Antes de avançarmos, é importante compreender que o projeto de Arquitetura é o meio pelo qual se concebe e planeja as aplicações arquitetônicas para um determinado espaço. Seja ele aberto ou fechado. Particular ou público.

Esse projeto reúne a elaboração ou a viabilização  de documentos que vão desde o estudo das normas que influem sobre a realização de uma obra, até desenhos conceituais e técnicos. As principais etapas envolvidas são: 

  • Programa de necessidades;
  • Visita ao local do empreendimento;
  • Estudo de viabilidade técnica;
  • Estudo preliminar:
  • Anteprojeto;
  • Projeto legal;
  • Projeto executivo. 

Vale lembrar que todas as medidas definidas servem como documento para orientar os profissionais ao longo do processo de construção.

O projeto arquitetônico é o guia indispensável para a viabilização segura de qualquer tipo de obra. Seja de reforma ou construção. Ele engloba estudos, documentos, técnicas, representações gráficas, tecnologias e uma série de outros desdobramentos essenciais para orientar a concretização das ideias planejadas”.

Mas quais são as vantagens de um projeto arquitetônico?

São diversas as vantagens de um projeto arquitetônico. Abaixo relacionamos as principais delas. Acompanhe!

1. Funcionalidade 

Somente por meio de um projeto adequadamente elaborado é possível garantir a funcionalidade dos espaços e aplicações. Ou seja, sua utilidade real para além de efeitos meramente estéticos ou erros de cálculos.

2. Segurança 

É essencial destacar que muitas das vantagens de um projeto arquitetônico se relacionam com a questão da segurança. Além das diretrizes e normas que precisam ser seguidas, é necessário planejar soluções para diferentes tipos de finalidades e de usuários. Tudo de modo que sua integridade física seja preservada.

3. Conforto

Projetar um espaço acolhedor e confortável exige considerar uma série de fatores. Não basta só designar assentos macios. É preciso englobar a iluminação, a acústica e a temperatura do local. É preciso também providenciar recursos específicos para a utilização que se fará de cada ambiente. E muitos outros cuidados, que somente profissionais experientes podem garantir.

4. Harmonia estética

Por meio de um projeto minucioso, os arquitetos conseguem fazer combinações eficientes. Não só do ponto de vista funcional, como também estético. Afinal, a beleza é também um fator capaz de propiciar conforto. Entretanto, tudo em conformidade com o orçamento disponível.

5. Previsibilidade

Sem um bom projeto não é possível ter uma visão sobre prazos e nem sobre custos. O empreendimento e seu desenvolvimento ficam no escuro. Mas, por meio do trabalho de uma equipe qualificada, torna-se possível contar com um cronograma claro. Assim, como com um planejamento financeiro realista.

6. Economia

O projeto de Arquitetura traz mais economia porque, como mencionado acima, contempla um planejamento de investimentos. Ou seja, estabelece os gastos permitidos em cada fase. E mais: indica as soluções com melhor custo-benefício. Isso porque os arquitetos conseguem ter acesso a muitos fornecedores qualificados. Por isso, facilitam a aquisição de materiais e garantem a sua qualidade.

Vale lembrar que, desta forma, evita-se aquele velho “barato que sai caro”. Ou seja, não há aplicações improvisadas que, mais tarde, custarão muito mais para serem corrigidas.

Todas essas vantagens são ainda potencializadas graças à experiência da nossa equipe, da DABUS ARQUITETURA.

Então, na hora de construir ou reformar, não perca tempo. Entre em contato conosco pelo WhatsApp (11) 98327-6060.

Compartilhe este post