Saúde mental no trabalho: 5 dicas para promovê-la
Data: 04/08/2021

Saúde mental no trabalho

Promover e gerenciar a saúde mental no trabalho são cuidados essenciais em um mercado cada vez mais exigente, competitivo e instável. Em momentos de crise o tema ganha uma importância ainda maior, uma vez que estados de ansiedade e estresse tendem a se intensificar diante das incertezas.

Não apenas o clima organizacional, como a produtividade e a satisfação dos colaboradores são afetadas quando as mentes apresentam sinais de esgotamento. O corpo como um todo pode sofrer as consequências e desenvolver doenças que vão até mesmo além da depressão. Portanto, é crucial tratar a questão com a atenção que ela realmente merece.

Hoje iremos falar sobre saúde mental no trabalho, destacando dicas para torná-la possível na sua empresa. Acompanhe!

Mas o que é saúde mental?

Ter saúde mental é muito mais do que apenas estar livre do estresse. A Organização Mundial da Saúde (OMS) defende que ela é um estado de bem-estar que permite ao indivíduo trabalhar, contribuir com sua comunidade, apreciar a vida e administrar suas emoções, de modo que, por suas próprias habilidades, seja capaz de lidar tanto com sentimentos positivos, quanto negativos. Assim, frustrações, tristezas e o cansaço do dia a dia, por exemplo, seriam estados passageiros, incapazes de provocar consequências significativas.

Então, prezar pela saúde mental no trabalho significa evitar complicações como a Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional. Caracterizado como um estado de tensão emocional, o problema tem afetado inúmeras empresas. Sobretudo aquelas que mantêm excessivas cargas horárias, metas mal planejadas e funções desgastantes, entre outras práticas desmedidas.

Como promover a saúde mental no trabalho?

Há diversos fatores a serem analisados na rotina, processos e equipes de cada organização. É importante estar atento a todos eles para poder traçar um plano de ação eficiente em prol à saúde mental dos colaboradores. Entretanto, as dicas a seguir podem servir como um ótimo parâmetro de cuidados a se considerar.

1. Crie um programa

Estabeleça um programa de saúde mental no escritório, o qual pode envolver, por exemplo, massagens, conversas com um psicólogo ou momentos de descontração. Defina os dias da semana adequados, o local e os grupos que irão participar de cada sessão.

2. Ofereça benefícios

Busque parcerias com redes como clínicas e farmácias que podem oferecer descontos aos funcionários. Os já conhecidos planos de saúde empresariais também são benefícios válidos.

3. Mantenha canais de comunicação

Reuniões de alinhamento são sempre bem-vindas. Contudo, nem sempre as pessoas se sentem à vontade para compartilhar suas opiniões ali. Por isso, é fundamental trabalhar a comunicação interna para além desses momentos. A tecnologia pode ajudar! Crie grupos no WhatsApp, defina um e-mail específico para feedbacks, adote ferramentas de gestão de tarefas e outros recursos que permitam a interação de modo mais fluido.

4. Esteja próximo do time

Muitas vezes, a ansiedade e o estresse ganham espaço por conta do distanciamento gerado entre a diretoria e o time. Portanto, procure manter as lideranças mais próximas dos colaboradores e de sua rotina. Assim, elas ganharão mais agilidade para solucionar problemas pontuais e mais propriedade na hora de realizar análises internas.

5. Garanta a ergonomia no ambiente

A saúde mental no trabalho também depende das condições oferecidas pelo ambiente físico. Sem o conforto e a ergonomia necessários a cada atividade, o corpo e a mente são afetados. Ao longo do tempo, fadiga, estresse e doenças podem comprometer os ocupantes.

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Não deixe para depois! Saúde mental é coisa séria e sua empresa pode (e deve) exercitá-la.

Referências: Robert Half Blog, Hospital Santa Mônica, saúde.ce.

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