As principais etapas de um projeto de Arquitetura
Data: 14/02/2022

Etapas de um projeto de Arquitetura

Muitas pessoas estão familiarizadas com fachadas e plantas baixas. Entretanto, elas não traduzem as diversas etapas de um projeto de Arquitetura. Conhecer essas fases é importante para compreender a complexidade técnica por trás do trabalho e a importância de se contar com bons profissionais.

Ao longo do processo é necessário contemplar não apenas o aspecto criativo, ou estético, como também uma série de providências burocráticas. Normas precisam ser seguidas e adequações têm de ser providenciadas. O que exige muito preparo e experiência da equipe responsável.

Acompanhe e entenda melhor no artigo de hoje!

Para que serve um projeto arquitetônico?

O projeto arquitetônico é o guia indispensável para a viabilização segura de qualquer tipo de obra. Seja de reforma ou construção. Ele engloba estudos, documentos, técnicas, representações gráficas, tecnologias e uma série de outros desdobramentos essenciais para orientar a concretização das ideias planejadas.

Diferente do que muitos possam supor, existem várias etapas de um projeto de Arquitetura. Cada qual com seus próprios desafios, protocolos e cuidados. Portanto, sua execução acontece ao longo de um dado período, dentro do qual são definidos prazos de entregas.

Conheça, abaixo, as principais fases!

As 7 etapas de um projeto de Arquitetura

É fundamental destacar que cada caso é único e que, por isso, exige soluções sempre personalizadas. Contudo, é possível visualizar as etapas comuns que envolvem o desenvolvimento de um projeto arquitetônico. Tais quais os passos a seguir:

1. Programa de necessidades

O primeiro momento do cliente com o arquiteto dá origem a um programa de necessidades. O profissional colhe e registra todas as informações possíveis, elaborando um briefing objetivo que engloba não só os desejos apresentados, como também as limitações e potencialidades identificadas, entre outros detalhes.

2. Visita ao local

Após a definição das necessidades é preciso começar a aprofundar de maneira mais prática as condições disponíveis. Portanto, a visita ao local da obra é de suma importância. Nela os profissionais irão analisar fatores como o solo, a direção dos ventos, a incidência do sol e a vizinhança. Medições, fotos e vídeos são registros que farão toda a diferença.

3. Estudo de viabilidade

Nesta fase o arquiteto tem de averiguar a conformidade do projeto com o Código de Obras e o Plano Diretor municipais. O primeiro contém as normas técnicas exigidas para se realizar qualquer tipo de construção na cidade. Já o segundo trata da política de desenvolvimento do município.

4. Estudo preliminar

A partir de todas as informações levantadas até então, começam a surgir as primeiras representações gráficas (croquis) ou maquetes, do projeto. Aqui o cliente já consegue perceber o conceito a ser trabalhado. Entretanto, esta é uma etapa aberta a ajustes e novas propostas.

5. Anteprojeto

Aqui, plantas mais detalhadas são elaboradas e apresentadas para validação. Esta é a parte da aprovação final do cliente. Se houver alguma mudança é nesta hora que ela deve ser solicitada. Alterações de percurso nas fases seguintes demandam mais tempo e acarretam em custos mais elevados.

6. Projeto legal

Para que o projeto possa prosseguir ele precisa ser apresentado à prefeitura. Tudo deve estar em conformidade com as especificações dela. De modo diferente, é necessário buscar as adequações. Entretanto, reformas internas não necessitam passar por essa validação.

7. Projeto executivo

Abrange um conjunto de documentos com especificações e orientações capazes de guiar com clareza a execução da obra. Como se fosse um manual. É a etapa que envolve o maior número de detalhes.

Após todas essas etapas de um projeto de Arquitetura é possível agregar ainda o Gerenciamento de Obras. O que ocorre conforme o combinado com o cliente.

Nós, da DABUS ARQUITETURA, oferecemos um processo completo e personalizado, a fim de entregar a máxima qualidade, com a assinatura de um escritório com mais de 30 anos de experiência

Chame no WhatsApp (11) 98327-6060.

Compartilhe este post