5 erros na obra que encarecem a construção


Erros na construção

Não importa se é uma pequena reforma ou uma grande construção. Em ambos os casos o surgimento de imprevistos costuma ser frequente. Entretanto, é necessário tomar muito cuidado com os erros na obra que acabam gerando o aumento de custos.

Tempo é dinheiro e há diversos fatores que podem afetar o andamento do trabalho. Desde condições externas, como chuvas e tempestades, até questões relacionadas à capacitação dos profissionais contratados.

Vale assinalar que atrasos e falhas técnicas não são preocupantes apenas do ponto de vista econômico. São também ameaças à segurança da equipe e do empreendimento como um todo.

Com isto em mente, hoje queremos relacionar alguns dos principais problemas que podem comprometer a obra.

Como evitar erros na obra?

Falhas são inevitáveis. Contudo, é indispensável contar com um programa de análise e prevenção na construção civil. Afinal, alguns equívocos podem acabar inviabilizando todo o projeto. Quando isto acontece, prejuízos financeiros são gerados para todos os envolvidos.

Visualizar os principais erros na obra é importante para preveni-los. Por isso, acompanhe a seguir!

1. Falta de um planejamento detalhado

Sem um planejamento detalhado não é possível implementar boas práticas, prever problemas, responder perguntas e evitar atrasos. O documento deve ser o mais detalhado possível. Caso contrário, não será capaz de guiar o processo de forma contínua e segura.

2. Tomada de decisão precipitada

Em uma obra diversas decisões precisam ser tomadas. Muitas delas são viabilizadas por um planejamento detalhado. Mas se ele não é seguido ou se novas pesquisas não são realizadas diante das situações decorridas, então, torna-se extremamente arriscado optar por qualquer tipo de solução. Antes de qualquer escolha, é essencial coletar informações para embasá-la.

3. Inverter a ordem natural do processo

A pressa é inimiga da perfeição, já diz o ditado. Às vezes, por ansiedade, questões relacionadas a etapas finais de uma construção são trazidas à tona. Como, por exemplo, a escolha dos acabamentos. Se eles são comprados no momento errado, é possível perdê-los por conta de alguma incompatibilidade técnica ou mudança de planos.

4. Falta de comunicação entre a equipe

Quando os profissionais envolvidos na obra não estabelecem uma comunicação eficiente, muitas decisões podem ser tomadas de forma errada. Então, para resolver as complicações que surgem em consequência disso, novos investimentos precisam ser feitos.

5. Mão de obra desqualificada

Contratar profissionais desqualificados, infelizmente, é um dos erros na obra mais comuns. Além de atrasar as entregas, a equipe que não conta com as habilidades adequadas ao projeto, aumenta também os custos. Portanto, é crucial pesquisar bem antes de definir quem fará a prestação de serviço.

Saiba mais, acompanhe os conteúdos em nosso blog! Leia também nosso artigo sobre a gestão da qualidade na construção civil.