4 mitos sobre Arquitetura. Desvende-os!
Data: 18/09/2022

Mitos sobre Arquitetura

Ela faz parte da vida do ser humano há séculos. Mas ainda persistem muitos mitos sobre Arquitetura. Eles saem do campo das meras “curiosidades” e ganham total relevância, principalmente, quando se faz necessário o desenvolvimento de um projeto.

Então, esclarecer as dúvidas se torna crucial. Afinal, não se pode deixar passar as boas oportunidades em virtude de algo mal esclarecido. Até porque, consequências indesejadas podem se desdobrar. Inclusive financeiras

Desmistificar as questões que relacionamos no artigo de hoje é importante para ampliar os horizontes e, sobretudo, concretizar empreendimentos vantajosos.

Quais mitos sobre Arquitetura precisamos desvendar hoje?

Se pensarmos na Arquitetura ao longo de sua história e de toda sua amplitude, encontraremos inúmeros aspectos que precisam ser melhor explicados.

No entanto, podemos estabelecer uma abordagem mais atual e objetiva. E é este o caminho que escolhemos para relacionar os mitos sobre Arquitetura a seguir. Assim, o aproveitamento do conteúdo será muito mais pragmático.

Confira!

1. A Arquitetura se ocupa apenas da estética

Definitivamente não. Há uma série de providências técnicas, burocráticas e legais abarcadas no universo da Arquitetura, Tem os fatores de segurança, funcionalidade, ergonomia, sinalização, acessibilidade e planejamento, entre muitos outros, que fazem parte das responsabilidades de um projeto.

2. O campo da Arquitetura é limitado

Muitas pessoas têm essa visão por acreditarem que arquitetos desenvolvem apenas plantas. Entretanto, sua atuação pode assumir uma diversidade surpreendente. Paisagismo, urbanismo, design, restauração e pesquisa são apenas algumas áreas que podem ser exploradas.

3. Se o projeto já conta com engenheiro, não é preciso arquiteto

Primeiramente é necessário lembrar que quem concebe e desenvolve o projeto é o arquiteto. Portanto, o trabalho começa com esse profissional. Já na obra, tanto ele quanto o engenheiro são importantes. Isso porque eles se debruçam sobre dimensões específicas e, ao mesmo tempo, complementares.

O engenheiro lida mais diretamente com os fatores estruturais e instalações complementares, como elétrica e hidráulica. Enquanto o arquiteto se ocupa em garantir a fidelidade à concepção, a funcionalidade e o valor agregado que é possível associar para valorizar o empreendimento. Ele também pode realizar o Gerenciamento da Obra

4. Projeto de Arquitetura é caro

Infelizmente, muitas pessoas optam por realizar reformas, e até mesmo construções, sem um projeto devidamente formatado. No entanto, o que parecia ser barato, acaba saindo mais caro! Isso porque, os erros decorrentes da falta de planejamento sempre acarretam em gastos para corrigir o necessário. Sem falar no tempo perdido. 

O projeto de Arquitetura existe, justamente, para estabelecer bases sólidas a serem seguidas, processos, técnicas e prazos que visam garantir a assertividade da execução. E, consequentemente, do investimento. Assim, evitando desperdícios e gastos desnecessários. 

Para esclarecer outros mitos e saber como nossa equipe, da DABUS ARQUITETURA, pode te ajudar, chame no WhatsApp (11) 98327-6060.

Compartilhe este post