Atendimento em clínicas: 5 estratégias para conquistar mais pacientes
Data: 10/10/2020

Atendimento em clínicas

Lidar com pessoas que precisam cuidar da saúde exige, sem dúvida, cuidados especiais. Mesmo um exame de rotina pode provocar ansiedade e medo. O que dirá de situações realmente mais delicadas. Portanto, o atendimento em clínicas é um pilar de suma importância para a adesão ao tratamento, assim como para o próprio negócio.

A experiência do paciente é um conceito que tem ganhado uma atenção mais minuciosa por parte dos profissionais do setor. Além de favorecer resultados médicos mais positivos, o acolhimento e o conforto proporcionados contribuem para um movimento de fidelização e, ao mesmo tempo, de expansão. Isso porque ao elogiar os serviços recebidos, os pacientes atendidos acabam por despertar o interesse de outras pessoas pela clínica ou consultório.

Hoje, relacionaremos estratégias para que o departamento de atendimento ajude a garantir experiências ainda mais encantadoras. Acompanhe a seguir!

Atendimento em clínicas pós-pandemia

Por conta do surto do novo coronavírus os cuidados de higienização e de outros métodos de prevenção tiveram de ser elevados à máxima potência. Sobretudo nos ambientes da Saúde. 

Este é um cenário pelo qual o atendimento em clínicas não pode passar despercebido. É necessário pautar a questão com foco e energia. Afinal, ela envolve a integridade física de todos os envolvidos. Tanto pacientes, quanto o time de profissionais. 

Assim, é necessário criar soluções assertivas junto à gestão e demais áreas pertinentes. O atendimento pós-pandemia deverá ser prático, rápido e seguro no longo prazo!

Confira agora as medidas que farão a diferença e estimularão a conquista de mais pacientes. 

1. Invista em tecnologia

A pandemia acelerou a adoção de novas tecnologias em muitos setores. Na Saúde não foi diferente. Então, é essencial escolher as melhores ferramentas e facilitar ao máximo o acesso a elas. Pacientes que tiverem dificuldade em encontrar meios para se comunicar de forma digital, logo perderão o interesse. É preciso estar presente nas plataformas mais utilizadas por eles, responder com agilidade nesses canais, viabilizar teleconsultas e automatizar processos para tornar o atendimento mais inteligente. Com um sistema desse tipo é possível permitir que os próprios pacientes façam o agendamento de suas consultas, por exemplo.

2. Evidencie os cuidados de prevenção

Mais do que definir medidas reforçadas de prevenção a doenças, será importante evidenciá-las. Seja na porta da clínica, no ambiente de espera ou mesmo na sala de consulta, as pessoas farão ainda mais questão de se sentirem protegidas. Portanto, passe a exibir em quadros, displays e TVs internas, por exemplo, as precauções tomadas no local. Ademais, explore-as também nos meios de comunicação externos a fim de gerar maior credibilidade no mercado.

Sugerimos a leitura de nosso artigo sobre tendências para clínicas pós-pandemia

3. Mantenha a equipe atualizada

Com a expansão da adoção de ferramentas digitais, se tornou indispensável a capacitação da equipe. Além de cursos sobre as especialidades clínicas, ela deve agora acompanhar também as novas tecnologias. O atendimento deve estar na dianteira dessa busca! Há muitos programas que podem auxiliar nessa missão, inclusive disponíveis na própria internet.

4. Colha as opiniões dos pacientes

A opinião de quem frequenta a clínica é uma informação preciosa. A partir dela é possível tomar medidas assertivas em direção das expectativas da maior parte do público. Sempre deve haver disposição para se ouvir o que ele tem a dizer! Seja de maneira formal (com questionários formatados) ou mesmo informalmente (em conversas espontâneas). Uma boa dica é aproveitar o celular para enviar pesquisas rápidas.

5. Planeje bem o espaço físico

A Arquitetura exerce grande poder de influência sobre o conforto dos ocupantes. Então, ela deve ser cuidadosamente planejada para acolher e tranquilizar. Deve ainda garantir fatores como as condições de acessibilidade e de funcionalidade técnica no local. Com uma ambientação agradável e bem-preparada maiores serão as chances de retorno e de interesse por parte de novos pacientes.

Conte com a nossa expertise de mais de 30 anos na elaboração de projetos completos de Arquitetura Clínica. Entre em contato pelo WhatsApp e saiba mais sobre as soluções personalizadas para o seu negócio: 11 98327-6060*.

*Atendimento em horário comercial.

Compartilhe este post