4 vantagens do Retrofit na reforma de prédios desatualizados
Data: 01/05/2017

vantagens-retrofit-predios-desatualizados

Há muitas maneiras pelas quais um prédio ou edificação pode ficar desatualizado. Além do fator estético, elementos funcionais, da estrutura e infraestrutura tendem a perder sua eficiência com o passar do tempo. Por outro lado, em muitos casos é importante manter as características originais da obra, como acontece em relação aos prédios históricos.

Um dos primeiros e mais evidentes benefícios do Retrofit é a possibilidade que essa técnica traz de reabilitar com sucesso edifícios defasados ao invés de reconstruir tudo do zero, um trabalho que seria naturalmente dispendioso e que se tornaria ainda mais no intuito de reerguer tudo como na concepção original. Sem falar que o valor simbólico do patrimônio, criado ao longo dos anos, seria perdido.

De maneira resumida, o Retrofit visa restituir a beleza e os aspectos originais de um imóvel, processo ao qual agrega a atualização de componentes de segurança e funcionalidade. Ou seja, engloba uma readequação às necessidades arquitetônicas atuais, com suas novas normas e padrões vigentes.

Onde nasceu o Retrofit?

retrofit-europa

A história dessa prática remete a países da Europa e Estados Unidos, onde são comuns aquelas clássicas, imponentes e antigas construções. Em determinado momento elas precisaram ser adaptadas à vida moderna, mas sem que para isso fossem descaracterizadas, pois a própria legislação proibia a alteração do acervo arquitetônico.

A partir das soluções desenvolvidas, o Retrofit passou a ganhar destaque e a ser adotado em outros países, como o Brasil, mas não apenas com relação a prédios isolados e sim também na revitalização de áreas ou regiões inteiras, abrangendo seus bairros, ruas e estilo próprio.

Vantagens do Retrofit na reforma

Seja aplicado em caráter integral ou parcial, o Retrofit entrega vantagens que uma reforma comum não seria capaz, tais como:

1. Preservação e valorização histórica

Cada integrante do cenário urbano conta uma história, algumas preciosas demais para serem perdidas. O Retrofit permite mantê-las nas edificações antigas, preservando e valorizando sua memória.

2. Tecnologias eficientes

Ao mesmo tempo, a técnica apoia-se em tecnologias mais avançadas (disponíveis hoje em dia), as quais possibilitam implantar processos menos poluentes, materiais versáteis e outras qualidades que efetivamente modernizam e enriquecem o trabalho.

3. Agilidade e economia

Como foi dito, revitalizar um imóvel é muito mais viável do que reconstrui-lo: além de ser mais rápido, também é mais econômico, sobretudo ao que diz respeito aos patrimônios.

4. Valor agregado

Como utiliza tecnologias, materiais e métodos avançados, o processo permite agregar até 5 vezes o valor do metro quadrado em comparação ao imóvel antes da obra. Sustentabilidade, conforto termoacústico, acessibilidade e maior durabilidade são algumas das implementações possíveis.

 VEJA TAMBÉM:

+ Revitalizando e garantindo a identidade da Arquitetura Corporativa com o retrofit

+ Retrofit: Inteligência e estratégia aplicada à Arquitetura Corporativa

Para a execução do Retrofit é imprescindível a atuação de uma equipe experiente, preparada a adotar as melhores técnicas de acordo com as particularidades de cada edificação.

Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como podemos te ajudar.

Referência: Construct.

Compartilhe este post