6 tipos essenciais de aplicativos para consultórios médicos
Data: 07/11/2020

Aplicativos para consultórios médicos

Não foi só a comunicação que ficou mais fácil com as novas tecnologias presentes nos smartphones. As tarefas de gestão também! Isso graças a diversas soluções criadas para manter mais perto o controle dos negócios. Os aplicativos para consultórios médicos, por exemplo, trazem funções e recursos variados para os profissionais do setor. E é sobre eles que iremos falar hoje.

A velocidade da informação, a agitação do dia a dia e a adoção em larga escala dos “celulares inteligentes” estimularam a flexibilização da maneira de se realizar atividades administrativas. Não dá para ficar pra trás! Hoje, elas não dependem mais apenas de um computador. Com apps à palma da mão é possível acompanhar e agilizar processos sem depender de uma posição fixa.

As opções são inúmeras. Por isso, para ajudar na missão de encontrar as melhores, relacionamos a seguir 6 tipos de aplicativos essenciais para clínicas. Mas, antes, pontuamos cuidados expressivos para acertar na hora da escolha!

Como escolher apps para consultórios?

Basta abrir a loja de aplicativos do celular para encontrar inúmeros desenvolvedores. Porém, antes de baixar e, sobretudo, de assinar um produto, é fundamental estar atento a alguns fatores que podem fazer toda a diferença para o seu negócio.

Primeiramente é indispensável ter clareza sobre a necessidade que precisa ser atendida. Sem esse parâmetro é quase impossível acertar. Então, com o objetivo em mente, leia atentamente as descrições dos apps encontrados. Procure entender bem os recursos, a interface, as possibilidades de customização e as opiniões dos usuários, disponíveis nas avaliações. Observe também a duração da assinatura, a forma de pagamento e a moeda de cobrança (se dólar ou real).

Outro ponto relevante é a credibilidade do desenvolvedor. Pesquise seu site, suas redes sociais e os comentários deixados. Identifique se é uma empresa nacional ou internacional. Certifique-se de que ela é capaz de garantir a segurança das informações. Afinal, há muitos dados confidenciais trabalhados no consultório!

Tipos de aplicativos para consultórios médicos

Com as questões acima em mente, veja as categorias de aplicativos para consultórios médicos mais importantes…

1. Gestão

O apps de gestão costumam ter um mix de soluções que vão desde o compartilhamento de agendas, até o controle financeiro (com emissão de relatórios, em alguns casos). São programas que geram mais praticidade no dia a dia do consultório e que ajudam a manter todos os envolvidos atualizados. Assim, otimiza-se a missão de identificar e reduzir erros.

2. Agenda

O agendamento de consultas talvez seja o sistema mais conhecido pelas clínicas – e pelos pacientes também. Por meio de aplicativos fica fácil gerenciar os horários, providenciar ajustes e comunicar mudanças. Um trabalho que seria feito manualmente ganha, desse modo, mais eficiência e economia!

3. Comunicação interna

A sinergia e o alinhamento entre os profissionais é crucial para o bom fluxo dos atendimentos. Portanto, apps que permitem uma comunicação interna descomplicada devem ser considerados. Com eles se torna mais simples tirar dúvidas sobre clientes, combinar trocas de horários e administrar as responsabilidades gerais de cada um.

4. Atendimento

Sistemas de automação fazem toda diferença no atendimento, pois o tornam mais ágeis e disponíveis o tempo todo. Assim, os pacientes são beneficiados com aplicativos que permitem apontar as necessidades deles a qualquer hora do dia. Mesmo fora do período comercial, ninguém precisa esperar até o outro dia para ter alguma resposta. O próprio WhatsApp Business oferece algumas mensagens programadas.

5. Prontuário eletrônico

Esse tipo de app também é muito conhecido pelos consultórios. Ele confere um acesso prático às inúmeras informações cadastradas, o que faz o acompanhamento e o atendimento de cada pessoa ser mais assertivos.

6. Videochamada

Com a telemedicina em alta, os programas que permitem realizar videochamadas de maneira organizada e controlada se fizeram essenciais. O Google Meet e o Zoom são bons exemplos. Durante a pandemia do novo coronavírus, o uso desses apps foi amplamente aderido.

Sua clínica ou consultório utiliza tais tecnologias a favor de suas operações? Esse pode ser um passo significativo para alavancar o negócio! Para mais dicas, leia nosso artigo com estratégias para obter mais pacientes.

Compartilhe este post