Tendências para a Construção Civil em 2022
Data: 08/11/2021

Construção Civil em 2022

Tanto 2020 quanto 2021 foram anos extremamente desafiadores para a maioria dos setores da economia. Assim, uma grande expectativa é gerada com relação às tendências para a Construção Civil em 2022. Como será o comportamento do mercado? Haverá retração? Quais áreas é importante acompanhar?

É natural que muitas dúvidas surjam neste momento. Entretanto, algumas previsões já são possíveis. Há indícios de recuperação que contribuem para o ganho de confiança na hora de construir.

Continue a leitura do post hoje e fique por dentro das expectativas e dos materiais e tecnologias que se sobressaem ao avançar o olhar para 2022. Esta é uma hora essencial para tratar o assunto!

Expectativa para a Construção Civil em 2022

A pandemia de COVID-19 afetou os mais diversos mercados. Os cuidados redobrados com a saúde, as mudanças na rotina e a instabilidade econômica do país foram fatais para muitos negócios. A Construção Civil sofreu, de maneira especial, com a escassez e aumento nos custos do aço.

Mas, apesar de tantas instabilidades, de acordo com dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a expectativa para o crescimento do setor, em 2021, subiu de 2,5% para 4%. Esta projeção foi trazida pelo estudo Desempenho Econômico da Indústria da Construção do 2º Trimestre deste ano.

Ainda conforme a pesquisa, fatores como a demanda consistente por imóveis, o incremento do crédito imobiliário e as baixas taxas de juros deverão prosseguir. Além disso, historicamente, anos eleitorais costumam ser bons para o mercado em questão, devido ao aumento de gastos públicos.

Portanto, há um grande otimismo com relação à Construção Civil em 2022.

Materiais e mercado de luxo

As obras em andamento no país, motivadas pelo período próximo de eleições, irão demandar um alto volume de materiais, inclusive de acabamento. Somado a isto, o boom visto no segmento de luxo imobiliário ainda deverá mantê-lo aquecido.

Segundo a CBIC, as vendas em 2020 registraram um crescimento de quase 230% ante 2019. Já em 2021, a expansão foi de 247% no primeiro trimestre, comparado ao mesmo período do ano passado.

Considerando uma projeção até 2023, a expectativa é que o segmento apresente alta de mais de 20% no Brasil.

Tecnologias

É interessante observar também as tecnologias que prometem se destacar na Construção Civil em 2022. Entre elas vale citar o BIM – Building Information Modeling. Utilizado para a concepção de linhas de produção e modelos digitais, é uma ferramenta muito valiosa para a revisão de projetos em andamento.

Outra tendência é a realidade aumentada, que proporciona uma verdadeira imersão graças ao uso de imagens 3D sobrepostas ao local da construção.

Também merece atenção o conceito de Digital Twin, em português “Gêmeo Digital”. Ele expressa o emprego da tecnologia para criar uma réplica virtual e dinâmica de objetos reais ou mesmo de processos produtivos. Assim, a manutenção preditiva é um dos maiores benefícios proporcionados pelo Digital Twin.

Nós da DABUS ARQUITETURA estamos preparados para acompanhar as movimentações do mercado e oferecer soluções eficientes para as novas realidades. Principalmente por meio do Gerenciamento de Obras, que é uma de nossas especialidades há mais de 30 anos.

Leia também o nosso artigo sobre os pilares da gestão de obras!

Referências: Diário do Comércio, Agência Brasil, CPQD.

Compartilhe este post