4 tendências nas mídias sociais para apostar em 2021
Data: 25/01/2021

Tendências nas mídias sociais

A maneira como as pessoas utilizam a internet e os recursos tecnológicos se transforma ao longo do tempo. Assim, como não poderia deixar de ser, tendências nas mídias sociais tomam forma. Sobretudo diante de mudanças significativas no estilo de vida das pessoas, como aconteceu ao longo da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com um relatório do App Annie, empresa que realiza análises do mercado mobile mundial, o Brasil continuou em segundo lugar no ranking das nações que ficam mais tempo conectadas em aplicativos. O que representa cerca de 4,8 horas por dia. Sendo que, de 2019 para 2020, houve um aumento de uso de 26,32%.

O estudo levou em consideração os aplicativos sociais mais acessados ativamente nos últimos dois anos em diversos países. Entre outros dados, ele revelou ainda que, de maneira global, o uso das mídias sociais vem crescendo 325%, anualmente.

Redes sociais mais utilizadas 

A mesma pesquisa mostrou que o WhatsApp ficou no topo do ranking nacional. Em 2020, os brasileiros passaram cerca de 30,3 horas por mês conectados na rede social. Variação de 15,65% ante 2019.

Na segunda posição, apareceu o app do Facebook, onde os usuários ficaram por volta de 15,6 horas mensais. Em seguida, veio o Instagram, que registrou uso de 14 horas por mês no país.

Mas, afinal, o que promete fazer mais sucesso agora em 2021? Acompanhe e saiba onde a sua empresa deve investir!

Atento às tendências nas mídias sociais

As tendências nas mídias sociais colocam em foco o posicionamento da marca atrelado, preferencialmente, a causas sociais.

Seu negócio sabe se colocar diante delas com coerência? Então, é hora de alinhar a estratégia!

1. TikTok

Entre as novas plataformas no mercado, destaca-se o TikTok, rede social para postagem e compartilhamento de vídeos rápidos. O formato conquistou, principalmente, o público mais jovem, que gosta de acompanhar influenciadores e tendências constantes. Hoje, a plataforma conta com cerca de 1,5 bilhão de usuários mensais. O público mais assíduo tem entre 16 a 24 anos. Dessa forma, será essencial que as organizações aprendam a criar conteúdos dentro dessa proposta que, inclusive, casa muito bem com um lado mais bem-humorado.

2. Exploração dos Stories

Os Stories são um tipo de mídia que ficou muito conhecido no Instagram. Porém, atualmente, diversas outras redes sociais passaram a disponibilizá-lo. YouTube, WhatsApp, Twitter e até o LinkedIn são algumas delas. Explorar esse modelo de postagem nos diferentes serviços será importante para conquistar maior engajamento em 2021. Para tanto, será necessário planejar conteúdos específicos para o formato.

3. Micro-ifluenciadores

Os influenciadores se tornaram os novos garotos-propaganda. Blogueiros e até mesmo artistas das mídias tradicionais desenvolveram métodos de abordagem diferentes, próprios para os meios digitais. Contudo, quem está em alta, agora, são os micro-influenciadores. Pessoas com menor alcance nas redes sociais, porém, que proporcionam para as marcas um diálogo de maior qualidade delas com os públicos de nicho. Ou seja, estamos falando de uma segmentação maior para gerar resultados mais sólidos e satisfatórios.

4. Posicionamento militante

Nos mais diversos segmentos, os públicos têm se tornado cada vez mais críticos e exigentes com relação a posicionamentos diante de questões sociais. Portanto, manter-se imparcial ou ignorar os casos, mesmo os mais polêmicos, poderá fazer com que uma marca ganhe a antipatia dos consumidores. A partir de agora, as empresas terão de romper com a neutralidade para passar a defender pontos de vista alinhados aos seus valores. Assim, elas deverão aprender a trabalhar a questão de modo estratégico, a ponto de gerar, por exemplo, uma imagem humanizada e diferenciada no mercado.

Sua empresa está preparada para utilizar essas ferramentas e estratégias em 2021? Continue acompanhando nosso blog e também o nosso Instagram para ficar por dentro das dicas que farão a diferença para o seu negócio!

Relatórios: Administradores, Amper.

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