Tendências em arquitetura corporativa para 2014
Data: 26/02/2014

Acompanhar as necessidades do mercado implica em compreender suas demandas e propor soluções que dialoguem tanto com o momento específico quanto com o futuro próximo. É justamente em ocasiões como essas que as tendências podem ajudar, pois elas apontam caminhos interessantes dentro de cenários que ainda estão em construção. Embora haja particularidades, na Arquitetura Corporativa não é diferente.

Entender as últimas mudanças que impactaram e ainda gerarão reflexos sobre as organizações permite pensar e planejar projetos mais assertivos, capazes de posicioná-las estrategicamente, projetando sua imagem de forma coerente tanto para o público interno quanto para o público externo.

Diante de um ano repleto de acontecimentos importantes para o país e da ampliação de uma consciência global mais responsável com relação ao meio ambiente, quais recursos, materiais, cores e outros elementos terão destaque dentro dos escritórios? Quais conceitos prometem se sobressair? E o que fazer para ter uma empresa mais sustentável?

Confira a seguir algumas apostas e sugestões para os seus projetos.

Tendência em Arquitetura Corporativa para 2014

sustentabilidade-arquitetura-corporativa-2014

Integração com áreas verdes, maximização da iluminação solar e sistemas de circulação de ar natural: Soluções para reforçar a ênfase em sustentabilidade do Cuningham Group Architecture, de Culver City, Califórnia.

  • – CONCEITOS: A preocupação e responsabilidade com o meio ambiente deve guiar cada vez mais os projetos, que serão articulados para estarem de acordo com os conceitos de edifícios verdes, retrofits sustentáveiseficiência energética e tecnologias ecológicas. Orientações ligadas ao conforto, versatilidade, leveza e frescor dos ambientes também ganharão força.
  • – MATERIAIS: Pedras, madeiras, fibras e outros materiais naturais terão preferência, inclusive como efeito estético (com seus veios e texturas) em revestimentos impressos digitalmente. Outro destaque são os produtos feitos de matérias-primas recicladas e com tecnologia de produção que consome menos energia.
  • – CORES: Tons frescos (como o azul esverdeado) e que remetem à natureza serão muito bem-vindos, assim como os sóbrios e suaves, que mantêm seu espaço nos escritórios como fonte de equilíbrio. Já entre as cores vibrantes, se destaca o amarelo canjica, que inspira brasilidade, luminosidade e criatividade.
  • – ILUMINAÇÃO: Portas e janelas amplas, vidros e sistemas tecnológicos que ajudam a avaliar e evitar o desperdício de energia serão integrantes constantes dos projetos de Arquitetura Corporativa. O máximo aproveitamento da luz natural vai de encontro não só a busca da eficiência enérgica, como também da promoção de espaços mais vívidos, estimulantes e saudáveis.
  • – LAYOUT: Os open spaces ainda continuam com tudo, mas dessa vez, eles devem integrar melhor as áreas verdes, que proporcionam ambientes mais agradáveis, com a purificação do ar e um contato mais próximo com a natureza.

Quer compreender melhor o seu segmento e saber quais são as soluções mais indicadas à sua empresa? Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como podemos te ajudar.

Aproveite, 2014 está apenas começando!

Compartilhe este post