7 tendências para a Arquitetura 2020
Data: 06/01/2020

Começar um ciclo exige disposição e uma visão perspicaz para poder aproveitar as melhores oportunidades. Você está preparado? Hoje veremos algumas das principais tendências para a Arquitetura 2020. Assim, você ficará por dentro do que está em alta a fim de coletar boas ideias, seja para construir ou reformar.

Para quem atua no setor corporativo o assunto é especialmente pertinente. O início de um novo ano é uma excelente ocasião para revigorar o ânimo dos colaboradores a partir de melhorias no espaço de trabalho. Vale lembrar que essa é também uma estratégia para reter talentos frente ao mercado altamente dinâmico que temos hoje.

A seguir procuramos separar apontamentos mais específicos referentes a 2020. Mas antes, faremos uma consideração quanto à clara e ampla adoção de elementos naturais nos mais diversos tipos de ambientes. Acompanhe!

Arquitetura 2020 para além da natureza

Nos últimos anos temos visto como a natureza tem invadido não apenas casas, como também escritórios e estabelecimentos comerciais. A presença de plantas, materiais reaproveitados, iluminação natural e outros fatores que valorizam e preservam o meio ambiente têm funcionado como uma espécie de antídoto contra o estresse do dia a dia. Isso sem falar do próprio respeito ao planeta, que é uma necessidade urgente.

Questões como essas, tal qual o desenvolvimento da tecnologia, vêm acompanhando a Arquitetura já há alguns anos e transformando consideravelmente a relação dos indivíduos com os ambientes a sua volta. Ou seja, já não estamos falando de um movimento novo, nem de um fenômeno passageiro.

Por isso, as considerações que veremos sobre as tendências para a Arquitetura 2020 consideram aspectos mais pontuais que merecem ser observados.

1. Variedade de cores

Sem medo de ousar! As composições de locais mais coloridos irão contrastar com a proposta menos vibrante de anos anteriores. A ideia é oferecer um clima descontraído e com personalidade marcante. Duas das cores em maior evidência foram relacionadas em tópicos abaixo.

2. Ton sur ton

Não são apenas combinações variadas que prometem se sobressair. O monocromático também terá seu lugar em 2020. Porém, desta vez, sua força ficará por conta das sobreposições de tonalidades (tom sobre tom). Elas poderão aparecer, por exemplo, entre paredes e mobílias.

3. Classic Blue

Descrito como um “azul atemporal e resistente”, o Classic Blue 19-4052 foi eleito a cor do ano pela Pantone. De acordo com a empresa, suas mensagens “aumentam a nossa aspiração por uma base sólida e estável sobre a qual construir, enquanto adentramos o limiar de uma nova era”.

4. Neo mint

Aqui nos deparamos com um verde menta em uma tonalidade mais pastel. Além de ser fresca e reconfortante, ela traz o equilíbrio entres os aspectos tecnológico e natural. Pode ser uma opção interessante para o escritório!

5. Padrões disruptivos

Padronagens clássicas e simétricas são atemporais. Contudo, o destaque da vez fica para os desenhos disruptivos. Ou seja, que não criam estampas óbvias ou previsíveis.

6. Imperfeições

Assumir as imperfeições de materiais como a madeira, o vime e o mármore será uma maneira diferente de valorizar o que a natureza tem a oferecer. Como se esses produtos fossem extraídos diretamente dela.

7. Maximalismo

Não que o minimalismo tenha saído de cena. Mas, agora, o maximalismo com sua exuberância também terá espaço. A primeira das tendências mencionadas, aliás, tem a ver com esse tema. Ele evoca vivacidade, grandiosidade e ousadia, que podem ser associadas a móveis, cores, layouts e design, de forma abrangente.

Após essas 7 tendências para a Arquitetura 2020 é importante assinalar que cada projeto sempre precisa de soluções únicas. Embora alguns pontos comuns possam ser aproveitados, é necessário um estudo profundo para identificar quais são as aplicações realmente adequadas.

Portanto, entre em contato conosco e saiba como o nosso time de especialistas pode te ajudar!

Referências: Casa Vogue, BLOG & DECORE, Dalcomad, Blog BeerOrCoffee, ABCasa, Interativa.

Compartilhe este post