Soluções práticas para queixas frequentes em escritórios
Data: 15/12/2010

A harmonia no ambiente de trabalho é essencial para que a equipe possa produzir mais e com melhor qualidade. Mais do que isto, um ambiente equilibrado e com os recursos adequados é capaz de promover um relacionamento mais saudável entre os colaboradores e transmitir maior credibilidade aos clientes.

Algumas queixas são comuns nos escritórios, onde cada elemento da Arquitetura Corporativa influencia diretamente na disposição de quem convive (principalmente) diariamente com este espaço.

 

De modo sempre planejado, é possível trabalhar para solucionar com praticidade algumas questões, como:

  • – Ar condicionado: é o campeão das reclamações por fatores como barulho, oscilações que provocam desconforto térmico, falta de manutenção que pode causar proliferação de vírus e bactérias no ambiente;
  • – Solução: deixar as janelas abertas durante a noite ajuda a renovar o ar. As salas localizadas do lado oeste, que ficam mais expostas à luz do sol, devem contar com saídas de ar condicionado independentes dos outros ambientes.
  • – Barulho: a grande circulação de pessoas nos corredores, os equipamentos (como o próprio ar condicionado) e a movimentação externa são fatores que, invariavelmente, afetam as estações de trabalho pelos ruídos que geram, prejudicando a concentração no trabalho;
  • – Solução: máquinas e equipamentos, como impressoras, devem ser colocados em locais separados das estações de trabalho. Já, para criar um ambiente protegido dos barulhos externos é preciso utilizar materiais de acabamento próprios para o isolamento sonoro, assim como divisórias e carpetes revestidos de tecido.
  • – Organização e aproveitamento do espaço: muitos funcionários reclamam que o seu espaço de trabalho é pequeno ou apertado demais;
  • – Solução: de acordo com as necessidades, as estações de trabalho podem ser planejadas pela Arquitetura Corporativa para promover integração e ao mesmo tempo privacidade; isto é possível a partir de um mobiliário integrado que além de dinamizar o trabalho também otimiza o espaço.
  • – Iluminação: vista cansada e dores de cabeça no final do dia são alguns sintomas apontados pelos funcionários. Muitos destes sintomas são causados por uma iluminação inadequada que, em longo prazo, pode causar danos irreparáveis à visão;
  • – Solução: os monitores de computador devem ficar em uma posição perpendicular à janela para que a luz externa não atrapalhe. Nas mesas deve ser utilizada uma iluminação dirigida para a leitura. As luminárias de teto precisam contar com aletas, tipo de grade de alumínio que dirige os feixes de luz ao mesmo tempo em que garante uma iluminação uniforme.
  • – Ergonomia: mesas e cadeiras, entre outros móveis, muitas vezes são alvo de reclamações por causarem má disposição e dores no decorrer do dia, principalmente quando o trabalho exige esforços repetitivos;
  • – Solução: móveis como mesas e cadeiras precisam contar com sistemas de regulagem; a mesa do computador deve possibilitar ajuste do teclado e do mouse, enquanto o monitor deve ficar exatamente em frente ao usuário; as cadeiras têm que ser reclináveis e possibilitar a regulagem de altura.
  • – Qualidade Visual: decoração conflitante, cores inapropriadas (capazes de desconcentrar ou causar cansaço) e elementos de mau gosto são aspectos que incomodam não só aos funcionários, como também aos clientes, que acabam se afastando;
  • – Solução: a aparência da área de trabalho precisa ser planejada para possibilitar o máximo conforto e produtividade para todos. Neste sentido, as cores podem contribuir bastante, inclusive para melhorar a iluminação. Nas salas com maior número de pessoas são aconselháveis os tons pastéis, que deixam o ambiente mais claro e causam uma impressão de amplitude. Nas áreas comuns a aplicação de cores mais fortes e vivas já é permitida – mas tudo sempre com equilíbrio.

Para muitas situações não é preciso grandes mudanças ou grandes investimentos. Para queixas como estas que apresentamos, estratégia e criatividade podem ser soluções muito mais eficientes!

Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como podemos realizar o seu projeto de Arquitetura Corporativa.

Compartilhe este post