Sistema BIM: O que é e como está inovando o planejamento de obras?
Data: 15/04/2019

Uma das etapas mais surpreendentes em um projeto de Arquitetura é a visualização dele em 3D. Essa “maquete digital” dá ao cliente a oportunidade de verificar em detalhes como, exatamente, as ideias serão concretizadas. Porém, a tecnologia, hoje, nos permite ir além e entregar ainda mais detalhes, que ajudam não apenas a ter uma visão mais confiável do projeto, como também a coordenar melhor todos os que estiverem envolvidos na obra. Estamos falando do sistema BIM.

Já incorporado em diferentes softwares, o conceito favorece uma gestão global mais assertiva sobre o planejamento da obra. Permite integrar com maior eficiência processos, equipes e materiais, otimizando o tempo e maximizando sensivelmente as chances de sucesso. Isso porque entrega um volume de informações tanto mais elevado, quanto melhor estruturado.

As tecnologias que utilizam BIM vêm aperfeiçoando seus recursos para que a visão prévia das edificações fique ainda mais apurada, encurtando como nunca o espaço entre a concepção e a execução.

Vem entender melhor as novas possibilidades que se abrem para aperfeiçoar a sua obra!

Mas, afinal o que é o sistema BIM?

Sistema BIM

O termo BIM deriva de Building Information Modeling que, em tradução livre, significa “Modelagem da Informação da Construção”. Utiliza modelos 3D mais fáceis de assimilar e mais fiéis ao produto final.

É uma metodologia de trabalho inovadora porque permite criar simulações digitais de uma edificação, coordenando de modo sinérgico todos os atores relacionados a ela. Esse fator traz uma série de benefícios, que entenderemos melhor logo adiante.

Então, em um projeto ideal com o sistema BIM, tanto arquitetos e engenheiros, quanto fornecedores e até mesmo clientes, dispõem das informações certas das quais precisam, no momento adequado.

É interessante assinalar que o método facilita não apenas dados como localização de canos e dimensões de paredes. Ele também permite complementar a informação, por exemplo, com a quantidade de mão de obra e insumos necessários para a realização.

Vantagens do BIM

A natureza do sistema BIM carrega consigo alguns benefícios claros, como você mesmo já pôde se dar conta. Mas é válido relacionar as principais vantagens para entendê-las ainda melhor:

  • – Integração: Todo projeto de Arquitetura e Construção é composto por diversos profissionais e equipes. É um processo multi e interdisciplinar, que exige excelente coordenação. No entanto, há informações que nem todos gerenciam. O BIM, além de promover a integração entre os envolvidos, prevê possíveis gaps a fim de que sejam sanados antes do surgir de problemas;
  • – Comunicação: Tendo em vista essa integração, a comunicação acaba sendo beneficiada. Os devidos responsáveis podem acessar as informações relevantes ao seu trabalho e comunicar o que for preciso, sem perda de tempo e em total sinergia com a etapa em andamento;
  • – Economia: O BIM evita o desperdício de materiais, assim como compras e contratações desnecessárias. Colabora ainda com o comprimento de prazos, o que ajuda a conter os gastos, comuns no prolongamento da obra;
  • – Otimização do tempo: Com todas as etapas bem-definidas e todos os recursos devidamente registrados, o andamento tende a fluir com maior agilidade. Além disso, o BIM possibilita ao arquiteto baixar modelos e produtos importantes ao projeto. O que poupa o tempo que, de outro modo, ele levaria para fazer todas as devidas especificações. Com os dados carregados no sistema, a qualidade do trabalho é otimizada, a tomada de decisões fica mais rápida e as mudanças de última hora se tornam bem menos preocupantes.
  • – Segurança: A metodologia oferece a oportunidade de testar soluções e analisar alternativas para otimizar recursos e processos. Dessa maneira, o projeto pode ser compreendido, revisado e visualizado previamente. Sim, antes de qualquer decisão, até que tudo esteja preciso o suficiente. Com toda a informação gerada, mais assertivo fica o planejamento!

Você já conhecia o sistema BIM? Conte pra gente!

Já para falar sobre o seu projeto, entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como podemos te ajudar.

Referências: Designing Buildings Wiki, ArchDaily, Sienge.

Compartilhe este post