Seriedade x Descontração na Arquitetura Corporativa
Data: 27/08/2014

Pensar em um ambiente de trabalho implica necessariamente em compreender quem são seus ocupantes. As soluções previstas para o espaço devem promover uma utilização funcional do mesmo, assim como uma convivência saudável e uma melhor qualidade de vida.

Cada equipe tem suas próprias metas e um jeito específico de atuar. Além disso, a cultura organizacional, os valores e identidade da marca agregam características diferenciadas que devem ser respeitadas na Arquitetura Corporativa.

Algumas empresas possuem uma personalidade mais sóbria e tradicionalista, enquanto outras são jovens, extrovertidas e inovadoras. Se para aquelas, tons neutros ou escuros são mais indicados, por exemplo, para essas, cores vibrantes e alegres são ideais. Independentemente do caso, o escritório deve oferecer conforto aos colaboradores e clientes, ao mesmo tempo em que tem de expressar nas paredes, no mobiliário, no design e em outros componentes arquitetônicos sua “assinatura” única.

Equilíbrio de estilos

Não restam dúvidas que um ambiente arejado, com bons níveis de iluminação, salas devidamente equipadas, climatização planejada e projeto acústico eficiente proporciona uma experiência mais saudável e produtiva, principalmente para os funcionários.

Contudo, o que se busca hoje na Arquitetura Corporativa é articular também outros recursos que tornem o espaço mais humanizado e ajude a aflorar novas ideias, promovendo nos ocupantes uma sensação de motivação e bem-estar que nas companhias do passado não era valorizada.

Até mesmo as empresas mais tradicionais precisam rever os conceitos aplicados em seu espaço de trabalho a fim de adequá-los a novas linguagens, tendências e tecnologias que possibilitem uma modernização estratégica, sem abrir mão da identidade do negócio.

O clima pode ser sóbrio, mas não austero. As cores devem ser elegantes, mas não apáticas. O mobiliário tem de transmitir credibilidade, mas sem parecer ostensivo. Para essas organizações de segmentos “clássicos” do mercado é fundamental encontrar o meio termo entre seriedade e descontração, fazendo com que o escritório saia da cansativa e inexpressiva monotonia convencional.

A simples integração de um elemento ou outro com característica mais excêntrica, colorida ou simplesmente diferenciada já pode trazer grandes resultados. Confira algumas ideias a seguir.

Toques sutis de descontração

arquitetura-corporativa-toque-descontraido1

Fator de descontração: Luminárias teto | Projeto de BR Design Associates.

arquitetura-corporativa-toque-descontraido2

Fator de descontração: Contraste de materiais e estéticas criado pela presença da madeira e luminária irregular no teto| Projeto de Homepolish.

arquitetura-corporativa-toque-descontraido3

Fator de descontração: Luminárias coloridas no teto | Projeto de JIDK.

arquitetura-corporativa-toque-descontraido4

Fator de descontração: Design irregular do mobiliário | Projeto de Paramount Interiors.

arquitetura-corporativa-toque-descontraido5

Fator de descontração: Ampla área com iluminação natural e ligação com o ambiente externo | Projeto de Tabanlıoğlu Architects.

Quer saber como trabalhar a Arquitetura Corporativa da sua empresa de forma inteligente, moderna e em harmonia com a sua marca? Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e conheça nossas soluções exclusivas!

Compartilhe este post