Revestimentos em grandes formatos: o que são, vantagens e cuidados
Data: 27/03/2022

Nos últimos 5 anos, os revestimentos em grandes formatos se tornaram mais visados pelo mercado. O interesse por projetos diferenciados e a tecnologia empregada nos materiais contribuíram para o aumento nas buscas pelo produto. Hoje, diversos acabamentos podem ser encontrados, o que facilita a adoção desta solução em maior escala.

Ao contrário do que muitos possam supor, a aplicação desse tipo de revestimento não é compatível apenas com áreas amplas. Espaços menores também podem recebê-lo. Mas, claro, de acordo com algumas providências. Esta versatilidade, inclusive, é uma de suas vantagens. 

No post de hoje falaremos um pouco mais sobre elas e sobre os cuidados básicos no trabalho com o material.

Afinal, o que são revestimentos em grandes formatos?

Também chamados de maxiformatos e de superformatos, esses revestimentos são assim definidos a partir de medidas superiores a um metro. Podem ser aplicados em pisos, paredes e bancadas, aos quais confere uma estética elegante e uniforme.

A tendência dos tamanhos maxi apareceu primeiramente entre os porcelanatos. Entretanto, logo se estendeu a outros tipos de materiais, graças aos novos processos de fabricação. Hoje, há diversas opções a serem exploradas nos mais diferentes projetos.

Vantagens dos maxiformatos

Os revestimentos em grandes formatos proporcionam muitas vantagens. Mas isto de acordo com os objetivos buscados, claro. Veja algumas delas.

Efeito de ampliação

Por serem peças grandes, os superformatos reduzem a quantidade de rejuntes. Portanto, apresentam um visual mais uniforme, minimalista e clean. Sem tantas linhas que geram interferências visuais, os desenhos presentes no revestimento ficam mais evidentes. 

Aplicação facilitada

A maioria dos formatos amplos possuem uma espessura slim. Por isso, a aplicação de piso sobre piso é facilitada. Além disso, há um ganho de tempo na instalação, uma vez que há menos peças envolvidas.

Praticidade na hora da limpeza 

A menor quantidade de rejuntes beneficia também a limpeza. Em geral, a distância entre uma placa e outra é de cerca de 1,5mm. Isto é possível graças ao acabamento retificado que boa parte dos revestimentos em grandes formatos recebem. 

Versatilidade

Ao contrário do que muitos pensam, essas peças não são viáveis apenas para áreas mais espaçosas. Sua aplicação também pode acontecer em ambientes menores. Inclusive, eles são beneficiados pelo efeito de ampliação. 

Atualmente é possível encontrar produtos com diferentes texturas, estampas e cores. Há opções tanto para ambientes internos, quanto externos. Elas podem ser utilizadas em paredes, bancadas e até em mobiliários. Assim, muitas propostas estéticas podem ser exploradas.

Cuidados a serem tomados

Para que o trabalho com os revestimentos em grandes formatos seja seguro e assertivo, é recomendado contar com mão de obra especializada. Ela deve saber quais são os tipos de produtos certos para cada aplicação e como realizá-la sem prejudicar a peça.

Quer mais dicas para o seu projeto de Arquitetura? Então, continue acompanhando nossos artigos aqui no blog. Siga-nos também no Instagram @dabus.arquitetura.

Compartilhe este post