Retrofit escolar: importância e benefícios
Data: 03/04/2023

Retrofit escolar

Muitos prédios escolares carregam consigo uma estrutura antiga, repleta de histórias e significados. Apesar desta herança de valor inestimável, muitas vezes, é necessário realizar atualizações e reformas. Mas e quando se deseja manter as características originais? É aí que se deve recorrer ao retrofit escolar

Estamos falando de uma técnica de restauração de construções antigas, que visa modernizar a estrutura existente, porém, preservando a arquitetura original.

No contexto das escolas, o patrimônio histórico é de grande valor. Portanto, sempre que possível, deve ser mantido e valorizado. Assim, o local onde a aprendizagem acontece agrega valor não só à instituição, como também à experiência dos alunos

Acompanhe a seguir e saiba mais!

Quando realizar o retrofit escolar?

Como mencionado, a realização do retrofit escolar pode acontecer por diferentes razões. Uma delas é a necessidade de expansão em escolas que começam em prédios menores e depois ampliam suas atividades e capacidade de alunos. 

Outro motivo é a defasagem da estrutura em relação às novas normas e leis da Construção Civil. Então, neste sentido, se torna necessário implementar ajustes e melhorias que permitam ao local funcionar em termos legais.

Outra situação pode ser uma simples reforma, diante da qual não se deseja perder a essência das instalações originais. Desse modo, é preciso fazer um planejamento cauteloso, focado na identidade a ser mantida.

Seja por conta de uma atualização estética, adequações de segurança, expansão física, correções estruturais ou por qualquer outro motivo, o retrofit escolar deverá sempre ser realizado por profissionais capacitados e experientes. 

Então, quais são os benefícios para a escola?

Prezar pelas características originais do prédio onde a escola está instalada agrega benefícios como: 

  • Preservação do patrimônio histórico;
  • Manutenção e fortalecimento da identidade original;
  • Valorização do imóvel;
  • Conformidade com as novas normas;
  • Garantia de segurança e acessibilidade;
  • Redução do consumo de energia;
  • Estímulo à curiosidade e ao aprendizado dos alunos;
  • Economia em relação a uma construção totalmente nova.

Nossa equipe da DABUS ARQUITETURA é especialista em projetos de Arquitetura Escolar. Conta com mais de 30 anos de experiência e habilidades multidisciplinares. Qualidades como estas nos permite entregar resultados surpreendentes, assertivos e econômicos

Por isso, no WhatsApp 11 98327-6060 e saiba como podemos te ajudar! 

Compartilhe este post