Rachaduras na parede são perigosas? Quais as causas?
Data: 17/07/2022

Rachaduras na parede

Rachaduras na parede, certamente, não são novidade para ninguém. Mas, só de olhá-las, você sabe dizer se representam algum tipo de perigo? Aliás, conhece as causas que levam ao problema?

No artigo de hoje vamos entender um pouco melhor sobre o assunto. Embora paredes rachadas sejam comuns, não significa que você deva ignorá-las. Já adiantamos que, muitas vezes, o caso pode ser sério.

Vem com a gente e passe a ficar mais atento!

Definindo o que são rachaduras na parede

Muitos acreditam que qualquer “risquinho” ou abertura na parede seja uma rachadura. Contudo, não é bem assim.

De acordo com a norma técnica ABNT NBR 9575 – Impermeabilização – Seleção e Projeto, existem classificações diferentes. Elas variam com relação às espessuras e gravidade de cada problema.

  • Fissuras: até 0,5 mm de espessura.
  • Trincas: de 0,5 mm a 1,0 mm. 
  • Rachaduras: de 1,0mm até 1,5mm.
  • Fendas: espessuras superiores a 1,5 mm.

Você sabia que existia essa diferenciação? Então, agora que sabe, já pode ter um olhar mais cuidadoso.

Paredes com rachaduras são perigosas?

Fissuras e trincas não representam alertas graves. Isso porque, não são sinais de comprometimento na estrutura do imóvel. Entretanto, se evoluírem com o tempo, aí sim, se tornam preocupantes.

Já as rachaduras na parede são, em geral, perigosas quando se manifestam de forma diagonal. E, sobretudo, quando aparecem entre piso (ou teto) e parede, e quando geram desalinhamento em portas e janelas. Isso pode ser melhor percebido quando elas ficam difíceis de fechar ou abrir.

Tais sinais podem indicar um futuro desabamento. Por isso, é preciso tomar providências o quanto antes.

5 fatores que causam rachaduras na parede

Confira a seguir algumas das principais situações capazes de provocar rachaduras.

1. Infiltração

A presença de umidade na parede provoca manchas, mofo e até rachaduras. A água pode vir por conta de má impermeabilização, vazamento de canos e outros acidentes ao longo do tempo.

2. Sobrecarga 

A sobrecarga acontece quando o peso do pavimento superior do imóvel é maior do que sua fundação pode suportar. As rachaduras são uma das consequências. Neste caso, elas devem ser corrigidas o quanto antes. 

3. Reboco de má qualidade

Rebocos feitos com produtos de procedência e qualidade duvidosas não são capazes de suportar muitas mudanças de temperatura. Nem as movimentações normais da fundação. Assim, aparecem as rachaduras na parede.

4. Vibrações que afetam o terreno 

Terrenos que sofrem com vibrações e trepidações frequentes também podem ocasionar o problema. A fonte dessas movimentações são variadas. Tais como trânsito intenso no local e canteiros de obras nas proximidades.

5. Estrutura construída em solo inadequado

Cada tipo de construção pede um tipo adequado de solo. Quando isso não é respeitado, seja por negligência ou por estudo ineficiente, rachaduras e até problemas mais sérios podem comprometer o imóvel.

Leia também nosso artigo sobre tipos de solo!

A visita ao local da construção e o estudo de viabilidade técnica são etapas cruciais de um projeto de Arquitetura. Portanto, a contratação de uma equipe profissional competente e experiente é indispensável. 

Compartilhe este post