Quais as cores ideais para uma padaria?
Data: 12/08/2016

Quem não gosta de uma boa padaria?

Não são apenas os pães, doces e salgados que atraem grande parte do público a esses estabelecimentos. O ambiente também é agradável, com climatização fresca e aquele cheiro irresistível que sai do forno. Mas para que tudo funcione como o esperado, é necessário que o projeto de Arquitetura Comercial seja planejado sob um ponto de vista estratégico.

Acolher bem o cliente é apenas uma parte do processo. É necessário também posicionar o negócio no mercado a partir de uma identidade clara, atrativa e memorável. Nesse sentido, as cores da padaria exercem grande influência. Portanto, existe aí uma questão de extrema relevância para quem pretende abrir as portas ou já está em funcionamento no ramo.

Comunicação visual e identidade

Todo negócio pode ser considerado, no final das contas, uma marca buscando reconhecimento e preferência no mercado. Dessa forma, é imprescindível que sua comunicação visual seja expressiva. É necessário que haja uma identidade forte e que a mesma esteja refletida no estabelecimento. Isso pode ser conseguido com uso das cores do logotipo, por exemplo. Naturalmente, algumas adaptações devem ser trabalhadas para que o ambiente se torne o mais agradável possível. A criatividade é um elemento diferencial que pode tanto fortalecer a imagem da padaria, quanto surpreender os consumidores.

arquitetura-comercial-cor-padaria-identidade

Projeto de Rptecture Architects para a Breadlicious Bakery & Cafe | Fonte: Retailand.

Diferenciação da concorrência

Matizes pouco comuns para uma padaria podem se tornar opções interessantes se na região onde ela estiver localizada houver muitos estabelecimentos comerciais, sobretudo do mesmo tipo. Nesse caso, fugir do padrão pode ser o melhor caminho para determinar a coloração principal do imóvel. Vermelho, azul e preto, por exemplo, não seriam aconselháveis num primeiro momento. Mas checando a vizinhança, no intuito de se destacar, é possível expandir a cartela de cores.

arquitetura-comercial-cor-padaria-diferenciacao

Projeto de Veronica Koltuniak para a Easy Tiger pub & bakery | Fonte: Retail Design Blog.

Referência aos alimentos

Comer, essa é a principal atividade exercida em uma padaria, certo? Logo, é perfeito que o local desperte a vontade de saciar a fome, ou simplesmente de experimentar uma gostosura. Dentro dessa proposta, destacam-se cores como o laranja, amarelo e vermelho, além do marrom, bege e rosa claro que lembram os doces.

arquitetura-comercial-cor-padaria-alimentos

Projeto de Kyoob-ID para a Cedele Bakery Depot | Fonte: Retail Design Blog.

Tonalidades claras

Para ambientes relacionados à alimentação os tons claros são os mais indicados, pois com eles é possível demonstrar limpeza, higiene e profissionalismo. Além disso, nas padarias, eles ajudam a dar mais destaque aos produtos expostos.

arquitetura-comercial-cor-padaria-clareza

Projeto do Studio 180 para a Baker’s | Fonte: Shop Design Gallery.

Tonalidades pastéis

Também claros, os tons pastéis caem como uma luva em projetos arquitetônicos para padarias. Isso porque eles remetem a diversos produtos oferecidos nesses lugares e estabelecem um clima de acolhimento, calma e conforto. Nada como tomar um café ou comer um pãozinho sentindo-se em casa!

arquitetura-comercial-cor-padaria-tons-claros

 Projeto da DABUS ARQUITETURA para unidade da rede de padarias belga Le Pain Quotidien | Fonte: DABUS.com.br.

VEJA TAMBÉM:

+ Qual a cor perfeita para um restaurante?

+ Projetos DABUS ARQUITETURA para estabelecimentos comerciais

+ Projeto de Arquitetura Comercial para o restaurante Little Vegas

Crie e expanda o seu negócio com assertividade. Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como podemos desenvolver o seu projeto de Arquitetura Comercial.

Compartilhe este post