Profissional do futuro: 5 qualidades a serem desenvolvidas na empresa
Data: 30/01/2020

Profissional do futuro

Agilidade, flexibilidade e intimidade com a tecnologia. Essas são habilidades fundamentais para o profissional do futuro. Mas de maneira mais específica, quais outras capacidades ele precisará apresentar?

No post de hoje nos propomos a levantar as qualidades que serão essenciais no mercado de trabalho nos próximos anos. São características que podem, e devem, começar a ser trabalhadas desde já. Assim, o seu time e o seu negócio estarão preparados para enfrentar os desafios de um mundo ultraconectado e incrivelmente disruptivo.

Acompanhe!

Onde encontrar o profissional do futuro

De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Institute for the Future, em estudo realizado pela Dell Technologies, cerca de 85% das profissões que teremos em 2030 ainda não foram inventadas.

Porém, seria equivocado pensar no profissional do futuro apenas como uma ocupação que virá a ser criada por conta dos avanços tecnológicos. Na verdade, em todas as áreas será necessário aprimorar competências que sustentem a evolução do setor. Tal qual a relevância de seus profissionais frente a um mercado repleto de desafios.

Veja a seguir 5 qualidades indispensáveis a serem desenvolvidas desde já na sua empresa!

1. Pensamento e comportamento híbridos

A distinção que fazemos hoje entre o “on” e “offline” não deverá fazer parte do mindset do profissional do futuro. Isso porque, para ele, ferramentas e recursos serão apenas meios naturais de buscar entregar a melhor experiência possível ao cliente. A facilidade de transitar entre plataformas e de conseguir resolver problemas com eficiência, de maneira móvel, demonstrará a sintonia do colaborador com os novos tempos. 

2. Capacidade de negociação

O desafio da negociação não será mais exclusivo dos vendedores. A capacidade de manter um bom relacionamento interpessoal e, ao mesmo tempo, de apresentar e defender ideias, visando melhorias contínuas, fará parte das exigências válidas para todos os colaboradores. Será preciso ter jogo de cintura para negociar com clientes (claro), colegas da equipe, gestores e diretores. Eles esperarão propostas e argumentos consistentes que as validem. 

3. Visão analítica

Ferramentas que permitem coletar e gerir dados já não faltam nos dias de hoje. Imagine no futuro… Até mesmo geladeiras poderão apresentar informações sobre os seus hábitos alimentares! Mas tanto conteúdo assim de nada vale se não houver uma inteligência capaz de tratá-lo. Dentro da empresa, mesmo as tarefas mais simples contarão com a geração de dados. Portanto, todos deverão saber como interpretá-los para poder tomar decisões de forma proativa.

4. Alinhamento com a sustentabilidade

Muito se fala sobre a responsabilidade das empresas para com o meio ambiente. Mas e ao que se refere aos indivíduos?

Pois bem, elas também serão analisadas no trabalho quanto ao seu comprometimento com a natureza. Elas deverão criar projetos, prever melhorias entre a equipe, se engajar em movimentos, entre outras atitudes que demonstrarão seu alinhamento com a sustentabilidade.

5. Lidar com diferentes culturas

Respeitar e valorizar as diferenças em âmbito local ainda são metas a serem alcançadas. Em uma escala mais abrangente, será crucial trabalhar e explorar, da melhor maneira possível, a diversidade existente entre as mais variadas culturas. A acentuação dos efeitos da globalização, da tecnologia e da abertura dos mercados, exigirá ainda mais vivência internacional, flexibilidade e vontade de aprender. Além disso, não será interessante se fixar em uma posição geográfica. 

Então, o profissional do futuro está na sua empresa?

Hoje, você consegue visualizar essas características nos seus colaboradores? O que pode ser feito, em curto prazo, para que eles comecem a se tornar o profissional do futuro? Comente e aproveite para ler nosso artigo sobre tendências para o mercado!

Referências: Blog ManpowerGroup, Blog FARO, IBC Coaching, Escola da Inteligência

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