5 problemas de design no ambiente de trabalho e como resolvê-los
Data: 26/03/2024

Problemas de design no ambiente de trabalho

O fluxo e o ritmo de trabalho são exigentes e pedem dos profissionais dedicação total no cumprimento das demandas. Muitas vezes, o escritório se torna o local com mais tempo de permanência na rotina de uma pessoa. Por isso, é indispensável que o design no ambiente de trabalho promova saúde, bem-estar e produtividade.

Além disso, os modelos de atuação remota criaram para as organizações, novamente, o desafio de oferecer espaços mais convidativos, capazes de atrair e reter talentos. Assim, o conceito de espaços corporativos resimerciais se fortaleceu como estratégia para trazer os colaboradores de volta para dentro da empresa. 

Desse modo, mais do que nunca, torna-se crucial contar com um projeto de Arquitetura Corporativa inteligente e surpreendente. Alguns problemas de design podem ser determinantes. Então, no post de hoje vamos explorá-los e conhecer algumas das soluções viáveis.

Como o design no ambiente de trabalho impacta o negócio?

O design no ambiente de trabalho não é apenas uma questão estética. Mas também uma estratégia para promover o bem-estar dos funcionários e aumentar a produtividade

Identificar e resolver problemas comuns nas dependências físicas da empresa ajuda a criar condições favoráveis e saudáveis para que todos os envolvidos possam se dedicar e se desenvolver.

Portanto, saiba quais falhas devem ser evitadas!

1. Falta de ergonomia

  • Problema: mesas e cadeiras inadequadas podem levar a dores nas costas, pescoço e ombros, bem como problemas de postura.
  • Solução: investir em móveis ergonômicos, como cadeiras e mesas ajustáveis.

2. Iluminação prejudicada

  • Problema: locais mal iluminados podem causar fadiga ocular, dores de cabeça e redução da produtividade.
  • Solução: maximizar a luz natural sempre que possível e complementar com iluminação artificial adequada, como lâmpadas de LED de temperatura de cor neutra, pode melhorar o ambiente de trabalho e reduzir a tensão nos olhos.

3. Ruído excessivo

  • Problema: barulhos constantes podem ser uma grande distração e prejudicar a concentração e a produtividade.
  • Solução: criar um layout que evite interferências sonoras entre as áreas e investir em materiais de isolamento acústico.

4. Falta de espaços colaborativos

  • Problema: mesmo escritórios open space podem sofrer com a falta de áreas devidamente preparadas para promover a interação entre a equipe. Assim, a comunicação e o processo de colaboração ficam comprometidos. 
  • Solução: prever espaços colaborativos, como salas de reunião, áreas de lounge e ambientes abertos.

5. Layout ineficiente

  • Problema: um layout de escritório desorganizado pode levar a uma má circulação e ao desperdício de metro quadrado. Além disso, pode ocasionar dificuldades em encontrar recursos e colegas de trabalho.
  • Solução: contar com um projeto pensado para as necessidades específicas da sua empresa. Desse modo, o layout deverá considerar a divisão entre áreas e tarefas, zonas de circulação e comunicação entre o time, entre outros fatores.

Saiba como podemos desenvolver o seu projeto de Arquitetura Corporativa com assertividade. Chame no WhatsApp 11 98327-6060.

Compartilhe este post