Possibilidades criativas do open space na Arquitetura Corporativa
Data: 13/08/2014

Imagine-se diante de uma ampla área aberta. Agora, imagine que você e sua equipe irão ocupá-la, mas sem utilizar paredes para a divisão do trabalho. Pois é, pensar em um ambiente open space nem sempre é fácil, apesar de suas milhares de possibilidades de configuração.

Ideal para quando se pretende criar um espírito de equipe colaborativo, dinâmico e auto-organizado, esse tipo de layout se destaca pela facilidade de gestão que proporciona e também pela versatilidade frente aos quesitos mudança e adaptação.

O espaço exige da Arquitetura Corporativa uma visão ousada na apresentação da identidade da marca, que se for mal articulada pode ficar perdida em meio a elementos esparsos e sem personalidade.

É importante assinalar que, em nenhum caso, o open space deve ser buscado como um “produto da moda”. Embora ele seja uma tendência, cada empresa tem sua cultura e seus valores, que devem ser respeitados em primeiro lugar dentro do projeto arquitetônico.

Assim, a prioridade tem de ser sempre o encontro de soluções personalizadas, focadas em necessidades específicas. Porém, nada impede que você busque referências que direcionem melhor suas ideias. Se havia pensado em um “espaço aberto” para o seu local de trabalho, então o post de hoje é para lhe ajudar. Confira a seguir algumas possibilidades de composição.

8 ideias criativas para o open space

1. Fazer do ambiente um “galpão tecnológico”, onde elementos de aspecto moderno se misturam a materiais rústicos criando uma estética industrial robusta, mas sem deixar perder características humanas.

arquitetura-open-space-team-one-usa

Team One USA | Projeto de Shubin + Donaldson.

2. Brincar com o formato das mesas para romper a monotonia linear do espaço e cultivar um clima mais descontraído.

arquitetura-open-space-scopely

Scopely | Projeto de West Haddon Hall.

3. Fazer do teto uma presença diferenciadora: Estruturas aparentes podem contribuir nesse sentido e, ao mesmo tempo, conferir um aspecto despojado.

arquitetura-open-space-ideo

IDEO | Projeto de Jensen Architects.

4. Além de criar níveis de privacidade, as divisórias podem ser utilizadas para dar mais forma e cor ao ambiente.

arquitetura-open-space-bbdo

BBDO Moscow | Projeto de Nefaresearch.

5. Criar pequenas “zonas de conexão”, onde os ocupantes podem se relacionar de maneira mais relaxada.

arquitetura-open-space-atlassian

Atlassian | Projeto de Studio Sarah Willmer Architecture.

6. Explorar uma aparência comedida, clean, asséptica: Faz o ambiente parecer mais amplo e transmite a sensação de organização e disciplina.

arquitetura-open-space-redbeaco

RedBeaco | Projeto de Garcia Tamjidi Architecture Design.

7. Abusar da iluminação natural para criar uma atmosfera cheia de energia e também para permitir uma ligação maior dos colaboradores com a área externa.

arquitetura-open-space-flamingo

Flamingo | Projeto de Neri&Hu.

8. A integração de um mobiliário diferenciado ajuda a dar mais personalidade para o escritório.

arquitetura-open-space-ansarada

Ansarada | Projeto de Those Architects.

Encontre as soluções certas para o projeto de Arquitetura Corporativa da sua empresa. Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como transformar o seu ambiente de trabalho em uma ferramenta de resultados efetivos.

Referências: Office SnapshotsArchDaily.

Compartilhe este post