Por que usar o piso vinílico no seu escritório?
Data: 28/07/2016

Se por um lado ambientes corporativos necessitam de uma composição estética de impacto em sintonia com a identidade da marca, por outro, eles também precisam de soluções de Arquitetura Corporativa práticas e econômicas. É por isso que quando o assunto envolve pisos para escritórios, os modelos vinílicos sempre vêm à tona.

Encontrados na forma de mantas ou de placas, esses revestimentos são fabricados a partir do policloreto de vinila (PVC) e aditivos como plastificantes, antiderrapantes e modificadores de impacto, que conferem maior maleabilidade e resistência ao material.

O uso do piso vinílico, na maioria dos casos, é indicado somente para ambientes internos, pois muitos desses produtos, por exemplo, não contam com proteção aos raios UV emitidos pelo sol. Por outro lado, há uma porção de vantagens que os tornam excelentes para a sua empresa.

Veja a seguir (observe os ambientes de inspiração!).

Facilidade de instalação

Para quem tem pressa ou deseja evitar o quebra-quebra, o piso vinílico pode ser a opção perfeita, uma vez que existe a possibilidade de aplicação sobre revestimentos preexistentes. De qualquer forma, é essencial consultar as recomendações do fabricante e dispor de mão de obra especializada neste tipo de instalação.

arquitetura-corporativa-piso-vinilico-instalacao

Projeto de Eastlake Studio para a Equator Design | Fonte: HOW Design.

Praticidade na manutenção

O dia a dia de um escritório é agitado e requer saídas rápidas para a manutenção do ambiente. Com o piso vinílico a limpeza é simplificada. Um aspirador de pó e um pano úmido já são suficientes para deixar tudo em ordem. Alguns produtos também podem ser adicionados na hora de limpar e, caso seja necessário reparar uma parte danificada, é só substitui-la sem se preocupar com o restante do revestimento. Mas é claro que isso irá variar em cada situação.

arquitetura-corporativa-piso-vinilico-manutencao

Projeto in-house da Regalmark | Fonte: Office Snapshots.

Segurança

Além de ter bom isolamento termoacústico, o piso vinílico é feito de PVC, como já foi mencionado, material cuja matéria-prima vem (57%) do sal marinho e (43%) do petróleo. Há ainda a presença do cloro, que tem característica antichamas. Logo, caso haja algum incidente, o revestimento irá impedir a propagação do fogo, o que pode ser potencializado com o acréscimo de alguns aditivos.

arquitetura-corporativa-piso-vinilico-seguranca

Projeto de TPG Architecture para a BIONYC | Fonte: TPG Architecture.

Versatilidade estética

Não é só sobre o aspecto funcional que o piso vinílico ganha espaço na Arquitetura Corporativa. Sua capacidade de se adaptar esteticamente aos mais diversos tipos de espaços internos é outro grande benefício para as empresas. Hoje, é possível encontrar uma ampla variedade de cores, padrões, texturas e outros acabamentos que permitem criar projetos altamente personalizados.

arquitetura-corporativa-piso-vinilico-estetica

Projeto da DABUS ARQUITETURA para o BPN Green Valley | Fonte: DABUS.com.br.

VEJA TAMBÉM:

+ Pisos elevados: Outras vantagens para a Arquitetura Corporativa

+ O isolamento e o conforto acústico na Arquitetura Corporativa

+ O papel do piso na Arquitetura Corporativa

Para encontrar as melhores aplicações para o seu escritório entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como podemos viabilizar o seu projeto de Arquitetura Corporativa.

Referência: ARCOweb.

Compartilhe este post