Poluição visual no escritório: como evitar?
Data: 27/11/2022

Poluição visual no escritório

O excesso de cores, móveis, placas e elementos gráficos geram a poluição visual no escritório. O resultado disso não é apenas um ambiente visualmente carregado. Mas, sobretudo, um ambiente que pode afetar a produtividade dos colaboradores.

Além disso, um espaço repleto de apelos é capaz de afetar, até mesmo, a saúde dos ocupantes. Isso mesmo! Com a fadiga visual, problemas como dor de cabeça e estresse podem surgir.

Assim, a empresa precisa lidar com a possibilidade de ter que arcar com ausência de colaboradores e com despesas como exames e tratamentos para as pessoas afetadas. 

Portanto, fique de olhos abertos. A poluição visual no escritório não pode ser ignorada. No post de hoje, relacionamos 5 dicas para evitá-la.

De quem é a culpa pela poluição visual no escritório?

Os excessos que causam um ambiente visualmente carregado podem vir desde o projeto de Arquitetura até o uso do local pelos colaboradores no cotidiano.

Por isso, é importante contar com um time de arquitetos qualificado e experiente. Assim como gerenciar a ambientação ao longo do tempo, a fim de que ela não seja deturpada por falta de organização e/ou acúmulo de coisas. Por exemplo, nas mesas de trabalho.

A seguir destacamos alguns pontos cruciais que ajudam a prevenir o problema. 

1. Cuidado com as cores 

A aplicação equivocada das cores pode ser um dos principais fatores da poluição visual no escritório. Seja a quantidade de cores usadas ou a infeliz combinação entre elas. Ambas as situações não devem ocorrer. A ambientação precisa se manter equilibrada e adequada ao uso do espaço. 

2. Considere a utilidade 

O que pode levar aos excessos é a falta de critério para a adoção dos elementos que comporão o local. Desse modo, estabeleça o filtro da utilidade. Se algo não for, realmente, útil, não o incorpore. Menos pode, sim, ser “mais”. 

3. Ouça os usuários do espaço

Como os membros do time estão se sentido na sala que ocupam? Eles, certamente, têm algo a dizer! Então, ouça-os e procure entender se existe ou não algum tipo de exagero ou distração.

4. Mantenha a organização

Muitas vezes o que torna um escritório carregado visualmente são os acúmulos que ocorrem no dia a dia e as intervenções não planejadas. Enfim, a falta de organização! Sem falar que ela atrapalha diretamente o andamento das tarefas

5. Conte com um projeto profissional

Uma boa ambientação não é só aquela que parece ser de “bom gosto”. Mas é também a que tem funcionalidade, ordem e lógica. Há questões técnicas a serem consideradas. Se assim forem, elas também ajudarão a evitar a poluição visual no escritório. 

Portanto, contrate profissionais qualificados para desenvolver o seu projeto de Arquitetura Corporativa. Não tenha surpresas. Não troque o certo pelo duvidoso. Entre em contato com a gente pelo WhatsApp (11) 98327-6060.

Compartilhe este post