Pisos elevados: Solução inteligente para uma Arquitetura Corporativa flexível
Data: 11/05/2011

Os pisos elevados são uma excelente solução para as empresas que necessitam agregar valores como praticidade, modernidade e flexibilidade, tanto à sua equipe, quanto à Arquitetura Corporativa.

Embora tenham sido criados para possibilitar a interligação de equipamentos e dar vazão ao ar condicionado insuflado pelo piso em centros de processamento de dados, estes dispositivos logo conquistaram o espaço empresarial.

Há cerca de 50 anos no mercado, eles foram evoluindo juntamente com a tecnologia, passando a oferecer soluções cada vez mais eficientes aos ambientes corporativos. Além de facilitarem a instalação do cabeamento estruturado e a climatização das salas, os pisos elevados possibilitaram a redução dos serviços de mão de obra civil, favorecendo as mudanças práticas de layout e, até mesmo, a estética do espaço onde são encontrados, com a diminuição da utilização de canaletas aparentes e com a criação de uma atmosfera mais dinâmica e atual.

Graças a estas propriedades eles se tornaram elementos capazes de gerar economia dentro das empresas, sendo responsáveis ainda por uma maior valorização do imóvel.

Embora cada área conte com suas necessidades próprias, recomenda-se de modo geral, que o piso elevado seja resistente às obras, permitindo o seu reaproveitamento, caso seja necessário, e garantindo a segurança dos usuários ao longo de sua utilização.

Outra questão importante é que ele esteja preparado para receber qualquer tipo de revestimento, seja carpete, vinil, granito, cerâmica ou porcelanato, entre outros.

No caso dos Data Centers, por exemplo, é necessário que os pisos contem com resistência e estabilidade superiores devido a instalação de equipamentos pesados e ultrassensíveis, com revestimento em laminado melamínico antiestático.

O projeto de Arquitetura Corporativa pode agregar um projeto de paginação e definição do tipo de piso e estrutura mais adequados para o uso na obra, uma vez que as placas possuem resistências variadas e pedestais específicos para os diferentes tipos de instalação.

No próximo post continuaremos falando sobre o assunto, destacando mais características destes dispositivos que hoje são cada vez mais utilizados por empresas modernas que valorizam a flexibilidade nos ajustes e mudanças no layout, assim como a facilidade de acesso ao cabeamento e o aproveitamento total da inteligência predial.

Para saber como a DABUS ARQUITETURA pode desenvolver o seu projeto de Arquitetura Corporativa, basta entrar em contato conosco.

Até a semana que vem!

Compartilhe este post