6 pilares cruciais no trabalho do arquiteto do futuro
Data: 14/11/2020

Arquiteto do futuro

Olhar para o futuro é sempre um exercício de pensar sobre o presente. Graças às novas tecnologias ficou um pouco mais fácil imaginar como serão os próximos anos. Para o arquiteto do futuro elas farão toda a diferença, pois permearão ainda mais o seu trabalho. 

Embora focar em novos softwares, inteligências artificiais e outros recursos tecnológicos tragam, num primeiro momento, um cenário cinzento e frio, a verdade é que o ser humano não deixará de ser o protagonista das soluções previstas pela Arquitetura. Assim, esse imaginário “sombrio” se desfaz e ganha tonalidades mais quentes e acolhedoras.

Saiba mais a seguir!

Arquiteto do futuro x Tecnologia

Com máquinas cada vez mais autônomas e  inteligentes, o arquiteto do futuro não terá o seu lugar roubado? 

A resposta é não! Todos os esforços desenvolvidos visam uma melhora na qualidade de vida do homem. Seu conforto, suas emoções e outras subjetividades continuarão a depender da sensibilidade de profissionais capazes de instrumentalizar a tecnologia a partir de uma visão essencialmente humana.

Abaixo, nós relacionamos alguns dos pilares que serão indispensáveis no trabalho dos arquitetos.

1. Inclusão em todos os detalhes

Os princípios do Desenho Universal não são novos e nem desconhecidos dos arquitetos. Porém, em um futuro muito próximo, nada deverá ser projetado sem a incorporação desse conceito. Rampas para cadeirantes e banheiros adaptados deixarão de ser soluções isoladas. Junto delas, deverá existir um pool de recursos pensados para facilitar a vida de pessoas com os mais variados tipos de limitações: visuais, auditivas, táteis, locomotivas, cognitivas ou simplesmente de idade.

2. Sustentabilidade obrigatória

Hoje, projetos que abraçam a sustentabilidade se destacam no mercado. Contudo, logo eles se tornarão comuns, no sentido de serem obrigatórios a todos os empreendimentos. Então, o arquiteto do futuro deverá ter profundo conhecimento sobre ecologia, recursos naturais, consumo consciente e outros conceitos que se somam à preservação local e do planeta como um todo. Então, as construções irão muito além de questões intrínsecas. Elas levarão em conta todo o seu entorno, sua cidade e o lixo que podem gerar.

3. Experiência imersiva

A realidade aumentada é um recurso ainda em experimento, mas que se tornará indispensável no trabalho do arquiteto do futuro que, com ele, poderá oferecer ao cliente uma visão muito mais precisa do resultado final. Mais do que isso, será uma experiência imersiva com alto poder de encantamento.

4. Internet das Coisas

A IoT, ou Internet of Things, traz um conceito já definido. Diz respeito aos objetos do cotidiano com a capacidade de realizar ações inteligentes graças à sua conexão com a internet. Entretanto, o domínio desse campo ainda está restrito aos desenvolvedores. No futuro, com a disseminação desse tipo de tecnologia, os arquitetos passarão a ter mais propriedade e criatividade para incorporá-la em seus projetos. A automação será um ponto importante a ser contemplado, a fim de tornar a experiência com os ambientes muito mais prática, rápida, segura e inclusiva.

5. Qualidade de vida

Proporcionar melhor qualidade de vida é o grande objetivo por trás de todos os conceitos e tecnologias relacionados aqui. Portanto, como já mencionado, o arquiteto do futuro não perderá seu espaço e nem deixará os valores humanos de lado. O que é interessante notar é que essa busca por facilitar ainda mais o dia a dia das pessoas não se limita ao individualismo, mas mira em um mundo mais preservado e saudável.

6. Protagonismo do cliente

O envolvimento do cliente com o projeto deverá ser mais estreito. A visualização do resultado final, por meio da realidade aumentada, é um exemplo de recurso a ser explorado. Assim, será firmada uma parceria mais interativa entre as partes. O cliente integrará as soluções aplicadas e, desse modo, os projetos assumirão perfis altamente customizados

Nós da DABUS ARQUITETURA estamos sempre em busca de novidades a serem agregadas aos projetos de nossos clientes. Desta forma, buscamos antecipar soluções e tendências, de modo a atender da melhor forma possível às necessidades identificadas.

Além disso, claro, mantemos nossa equipe atualizada, para que ela possa caminhar rumo ao futuro de maneira preparada e consciente. 

Entre em contato com este WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

Compartilhe este post