5 perguntas a fazer na montagem do seu escritório
Data: 21/01/2015

Começar um negócio é sempre muito empolgante. Após formatar sua missão, visão e valores, pensar em como vai ser o escritório ajuda a concretizar ainda mais as ideias.

Para quem está apaixonado pelo empreendimento, buscar referências, separar o que serve e o que não serve para o seu ambiente é um processo repleto de encantamento. Mas, embora esse seja um comportamento natural, é importante ter o pé no chão desde o início para não gerar frustrações no futuro e até mesmo para que a viabilização do negócio seja mais objetiva.

É essencial ter em mente que cada projeto de Arquitetura Corporativa é único e que por isso soluções personalizadas são sempre necessárias. Além da harmonia estética, há diversos fatores que influenciam no ambiente de trabalho, tais como funcionalidade, ergonomia, acessibilidade, conforto termo-acústico e economia.

O grande desafio é equalizar todas essas variáveis com bom gosto, assertividade e agilidade. Porém, essa é uma missão para a equipe de arquitetos. Do ponto de vista do empreendedor há outras questões a serem pensadas, mas que também contribuem para o planejamento da obra.

O que você deve observar quando montar um escritório

Arquiteutra Corporativa Agência RED

Projeto da DABUS ARQUITETURA para a Agência RED: O resultado refletiu exatamente a filosofia da empresa: moderna, inovadora, ousada e transparente.

1. O local é adequado? Lugares diferentes concentram públicos diferentes. Logo, a escolha do zoneamento do seu imóvel deve ser compatível com o seu ramo de atividade. É preciso pensar na situação do terreno, assim como nas condições de acesso ao local. Contudo, essas preocupações podem ser minimizadas se o escritório não trabalhar com o recebimento de clientes. Nesse caso é possível priorizar regiões com preços mais baixos.

2. Os custos serão sustentáveis? Por melhor que seja a intenção de impressionar clientes e fornecedores, não se deve projetar um espaço economicamente insustentável. É primordial viabilizar o escritório com os recursos disponíveis, levando em conta o fluxo de caixa e os custos fixos reais que serão gerados.

3. Haverá espaço para crescer? É recomendável pensar sempre adiante, pois a tendência é que o negócio se torne mais conhecido ao longo do tempo e com isso cresça. Assim, o projeto de Arquitetura Corporativa tem de oferecer soluções flexíveis que permitam adequações e novos arranjos no futuro. Os ambientes open space, por exemplo, são uma ótima opção quando o assunto é versatilidade na empresa.

4. O ambiente será de fácil manutenção? O dia a dia de um escritório é agitado, portanto, é de sua importância que ele seja prático. Além de contar com mobiliário e equipamentos de boa qualidade, o espaço tem de ser facilmente organizado e limpo.

5. Gostos pessoais estão interferindo? Muitas vezes o empreendedor coloca seus gostos pessoais à frente de todo o projeto, comprometendo não só seu andamento, como também a criação de um escritório com identidade forte e imagem coerente aos valores da marca. As preferências do cliente devem sim ser consideradas, mas não a ponto de prejudicar os resultados.

Para saber mais entre em contato com a DABUS ARQUITETURA. Nosso talento é construir o seu sucesso!

Referências: UOL Economia, Blog Bürohaus, Artigonal.com.

Compartilhe este post