O passo a passo da execução do projeto para clínicas ou consultórios
Data: 06/09/2018

A execução do projeto para clínicas ou consultórios médicos exige cuidados especiais. Afinal, são espaços que lidam diretamente com a saúde das pessoas. Além das normas dos órgão reguladores, há de se garantir o conforto e a identidade da marca.

São diferentes ambientes, com diferentes finalidades, a serem previstos. É necessário mergulhar fundo em cada especialidade para que seja possível planejar soluções realmente funcionais. Comprometimento, experiência, criatividade e talentos multidisciplinares são qualidades essenciais à equipe envolvida.

Não podemos esquecer de citar a importância da metodologia adotada. Ela tem um papel de peso na elaboração e desenvolvimento do projeto. Hoje, explicaremos melhor como esse processo se desenrola. Acompanhe!

A execução do projeto para clínicas ou consultórios

Execução do projeto para clínicas

Projeto da DABUS ARQUITETURA para consultório de cirurgia plástica.

A seguir nós “desenhamos” 5 etapas fundamentais para a execução do projeto de clínicas ou consultórios. Mas, vale destacar, que não se trata de uma “receita” e sim de um guia básico que explica os principais desdobramentos empreendidos.

Conheça!

1. Análise

A análise preliminar tem como objetivo levantar dados e informações técnicas do imóvel a ser trabalhado, assim como as necessidades do cliente, por meio de um briefing.

  • Resultado: programa bem definido, com a lista de necessidades. Ele é o principal componente para o sucesso do projeto.

2. Estudo preliminar

Nesta etapa são definidas as premissas básicas para o projeto de Arquitetura e de Arquitetura de Interiores. Aqui são consultadas todas as diretrizes legais (normas da Anvisa e da Vigilância Sanitária) para o início dos estudos. Também são contempladas as necessidades dos projetos complementares: elétrico, hidráulico, ar condicionado, entre outros que podem ser contratados.

  • Resultado: Alternativas de ocupação do espaço; plantas de layout; perspectivas ilustrativas; materiais de acabamento. Apresentação do conceito do projeto ao cliente.

3. Anteprojeto

Compete às alterações solicitadas pelo cliente ante ao estudo preliminar. Assim, acontece uma nova apresentação, já com a definição dos materiais de acabamento, e a aprovação formal do projeto proposto.

  • Resultado: Consolidação da melhor alternativa conceitual para melhor ocupação do espaço. A partir deste ponto é liberada a realização do projeto executivo.

4. Projeto executivo

O desenvolvimento do projeto executivo abrange as plantas de layout, piso, teto, fachadas, cortes, elevações, ampliações, detalhes e material de acabamento.

  • Resultado: Condição técnica para a execução do projeto aprovado, incluindo informações e detalhamentos com soluções construtivas. Projeto de arquitetura finalizado.

5. Orçamento e gerenciamento da obra

Neste estágio podem ser feitos o orçamento, o acompanhamento e o gerenciamento da obra.

Você pode visualizar todo esse processo neste infográfico preparado para facilitar ainda mais a compreensão.

Saiba como a DABUS ARQUITETURA pode desenvolver o projeto para a sua clínica ou consultório. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Compartilhe este post