Como otimizar a presença do mobiliário corporativo em favor da marca
Data: 26/03/2015

Um escritório bem projetado é aquele que, além de atender às condições de funcionalidade, conforto, economia e produtividade, consegue transmitir a mensagem da marca, reforçando sua identidade.

Esse é um trabalho que envolve uma relação íntima entre o arquiteto e o departamento de Marketing, que deve fornecer as diretrizes necessárias para o desenvolvimento do posicionamento adequado.

É preciso ser muito cauteloso ao programar um layout, pois cada elemento empregado possui uma linguagem, a qual tem de estar em conformidade não só com a cultura da empresa, como também com os demais componentes.

O mobiliário corporativo merece atenção especial nesse sentido, pois suas características são essenciais para assegurar e potencializar o conceito da imagem fomentada pela companhia.

4 fatores para alinhar mobiliário e identidade da marca

1. Cores: Toda marca possui em sua identidade visual uma gama de cores que orientam as criações de sua representação. Sendo assim, os móveis do escritório devem estar em sintonia com essa cartela de tonalidades. Deve-se tomar cuidado, no entanto, para não banalizar esse universo cromático, apostando em aplicações pouco criativas.

Cores do mobiliário na Arquitetura Corporativa

Projeto da Bestor Architecture para a nova sede da Beats by Dr. Dre em Culver City, Califórnia. O vermelho intenso é a principal cor trabalhada para identificar a marca | Fonte: TechSoEasy.

2. Formas: Orgânicas ou tecnológicas, sutis ou bruscas, cíclicas ou interrompidas. As formas características de uma marca permeiam sua personalidade e asseguram a originalidade de sua programação visual. O mobiliário corporativo precisa refletir esses movimentos, mas não necessariamente em todos os cantos, mas em lugares estratégicos do ambiente.

Formas do mobiliário na Arquitetura Corporativa

Projeto de Homepolish e AllModern para escritório do site de moda Refinery29. As cadeiras redondas e despojadas colocadas paralelamente ao banco “quadrado” aludem tanto ao formato circular do logotipo quanto à personalidade moderna do site | Fonte: Officelovin.

3. Materiais: O conceito da imagem da marca tende a evocar certas percepções e sensações. A partir de seu material, o mobiliário corporativo pode ajudar a transmiti-las ao ambiente de trabalho, intensificando a experiência com a marca.

Materiais do mobiliário na Arquitetura Corporativa

Projeto do Studio Alexander Fehre para a Movet, fabricante de correias transportadas. As divisórias piso-teto empregadas, assim com as luminárias em cobre, remetem a materiais comumente presentes no setor de atuação da empresa | Fonte: domus.

4. Qualidade: Todo esforço por trás da criação da imagem e identidade da marca tem como um dos objetivos transmitir seriedade, qualidade e credibilidade. No escritório, se os elementos utilizados não forem capazes de reforçar esses fatores, o posicionamento almejado tende a sofrer um enfraquecimento. Logo, a procedência, fabricação, durabilidade, acabamento e estilo dos móveis devem ser os melhores possíveis.

Qualidade no mobiliário da Arquitetura Corporativa

Projeto da DABUS ARQUITETURA para a Bausch + Lomb no Brasil. Os móveis escolhidos para o escritório contam com a assinatura de grandes fornecedores, além de alta tecnologia, conforto e procedência garantida | Fonte: DABUS.com.br.

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