Otimizando os efeitos positivos das salas de descompressão
Data: 11/01/2012

As horas a mais no trabalho, as exigências constantes com relação à qualidade e à produtividade e o convívio direto com outras pessoas são questões comuns a todas (ou a quase todas) as empresas. A diferença entre elas está em saber fazer render de modo adequado esses fatores, que de maneira contrária podem ser “combustíveis” para o stress e a perda de produtividade.

Para combater tais efeitos negativos e estimular a criatividade, melhorar o envolvimento de convivência, revigorar a capacidade de concentração e otimizar o sentimento de satisfação para com o ambiente de trabalho, muitas organizações têm recorrido às salas de descompressão, um espaço diferenciado onde os colaboradores podem relaxar e repor as energias.


Os benefícios dessas poderosas e estratégicas ferramentas já foram comprovados em pesquisas que apontaram um melhor rendimento dos funcionários depois de alguns minutos de descanso. No entanto, para que os efeitos das salas de descompressão sejam realmente positivos é necessário que sua implantação só aconteça depois de um levantamento do clima e da cultura organizacional, assim como das necessidades da empresa.

Qual seria a melhor localização do espaço de descompressão? Como ele precisaria ser equipado? Seu foco seria mais para o relaxamento, ou mais para a inteiração entre os usuários? Como teria de ser sua ambientação? Essas e outras perguntas só podem ser resolvidas pelo projeto de Arquitetura Corporativa após uma pesquisa, a qual pode ser feita por meio de grupos focais ou questionários estruturados ou não.

Outra importante observação é que já dispondo dessas “salas especiais”, as empresas devem deixar claro qual e como deve ser a sua utilização, quais os horários disponíveis e o tempo médio de permanência, a fim de que não ocorram confusões e dispersões no trabalho. É importante estar sempre disposto a orientar e preparar a equipe no intuito de obter melhores resultados.

Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e fique por dentro sobre as melhores aplicações para o seu projeto de Arquitetura Corporativa e sobre como podemos te atender!

Compartilhe este post