Os diferenciais da sua empresa estão refletidos na Arquitetura Corporativa?
Data: 25/04/2012

Arquitetura Corporativa deve ser concebida como a concretização do universo de sua empresa, no qual a informação, ou mensagem, principal deve de estar clara tanto para os clientes quanto para os colaboradores.

A constante busca em expressar os valores e a identeidade da marca nos ambientes, na fachada e nos detalhes é um bom parâmetro para saber se o projeto está ou não indo pelo caminho certo. Ele deve sim dispor de uma abertura para propor inovações, mas, ao mesmo tempo, tem de estar em sintonia com os objetivos de Marketing. Se isso não estiver acontecendo ou estiver sendo compreendido de maneira equivocada, então é necessário que se faça uma intervenção a fim de alinhar os pontos em desacordo.

Mas, além de assegurar a proposta básica do negócio é importante também que a Arquitetura Corporativa seja articulada de modo estratégico valorizando os diferenciais da empresa. Embora façam parde de sua identidade, muitas vezes eles não são explorados nos projetos de forma adequada, isso quando não são esquecidos ou ignorados.

Se o forte de uma companhia é o atendimento atencioso e prestativo é interessante, por exemplo, que a área de recepção receba uma atenção especial, sendo projetada com maior destaque dentro do contexto corporativo. Em outros ambientes é possível reforçar a ideia a partir da disponibilização de uma sinalização objetiva e pontual e de recursos que entreguem conforto e acolhimento aos clientes, fatores que irão reforçar os cuidados devotados a eles.

Já se o diferencial é a agilidade e dedicação da equipe, uma possibilidade é explorar open spaces e divisórias e painéis de vidro. Além de transmitirem uma “imagem transparente”, esses elementos permitem que o trabalho “apareça” e que os visitantes tenham uma ideia melhor a respeito de quem são os responsáveis pela entrega dos bons resultados. No entanto, se for esse o caso, é preciso encontrar alguma saída para que a exposição não distraia e nem estresse os funcionários. É preciso pensar pelos dois lados!

A ideia básica é tornar mais evidente os diferenciais da organização e transformá-los em potenciais competitivos. A partir da correta orientação de soluções criativas e funcionais, a Arquitetura Corporativa pode otimizá-los, reafirmando-os na mente dos clientes e, em especial, dos colaboradores que, conscientes sobre eles, poderão atuar motivados em sua manutenção e potencialização.

Fique atento às características únicas do seu negócio e garanta a sua valorização na estrutura física da sua empresa.

Entre em contato com a  DABUS ARQUITETURA agora mesmo e saiba como podemos desenvolver o seu projeto!

Compartilhe este post