O que são projetos complementares na Arquitetura?
Data: 20/02/2023

Projetos complementares

Não é novidade para ninguém que o projeto arquitetônico é um trabalho imprescindível para a execução de qualquer empreendimento. Mas e quanto aos projetos complementares? Você sabe quais são eles? 

Entender sobre a sua importância e necessidade faz toda a diferença para a previsibilidade de prazos e investimentos. Além disso, se você quer ter menos imprevistos e problemas com as instalações, fique atento. 

Acompanhe a seguir e saiba mais! 

Afinal, o que são projetos complementares?

Como o próprio nome já indica, projetos complementares são aqueles que se somam ao projeto de Arquitetura, a fim de prever uma série de informações e medidas específicas.

É importante entender que alguns deles são sim opcionais. Mas outros são obrigatórios. Em ambos os casos é necessário contar com profissionais experientes e capazes de planejar soluções inteligentes, versáteis e econômicas.

Tipos de projetos complementares

Como mencionado, os projetos complementares podem ser opcionais ou obrigatórios. Estes últimos são aqueles que garantem a funcionalidade e a segurança da construção. 

A obrigatoriedade de um projeto complementar varia conforme o local e o tipo do edifício.

Conheça abaixo.

  • Projeto estrutural: envolve os cálculos de fundação, arrimos, contenções e estrutura. Contempla também os materiais utilizados.
  • Projeto elétrico: planeja e prepara fatores como a disposição de tomadas, soquetes, passagem de fios, quadro de distribuição e  sua ligação com a fonte de abastecimento de energia.
  • Projeto hidrossanitário: aborda o abastecimento de água, tubulações, sanitários e águas pluviais, entre outros fatores.
  • Projeto de proteção contra incêndios: será obrigatório para ambientes corporativos, comerciais e escolares, por exemplo. Prevê medidas relacionadas a saídas de emergência, hidrantes, extintores, sprinkler, detecção de fumaça, sinalização, entre outros cuidados.
  •  Projeto luminotécnico: traz as especificações de distribuição de luz, luminárias, lâmpadas, recursos artificiais e também naturais.
  • Projeto de climatização: define o dimensionamento do sistema de refrigeração, ou aquecimento, e outros equipamentos/medidas cujo objetivo é promover conforto térmico.
  • Projeto de telecom: abrange questões como instalações telefônicas, interfones, internet e alarmes.

Garanta as soluções mais assertivas e seguras para o seu projeto. Por isso, fale com a gente pelo  WhatsApp (11) 98327-6060. Temos uma equipe preparada para atender as mais diversas necessário e exigências!

Compartilhe este post