O que você precisa saber sobre design resimercial
Data: 27/03/2023

Foi em meados de 2010 que o design resimercial se consolidou e começou a ganhar popularidade. Sua proposta veio como solução ao aumento do tempo passado no escritório e também à rotina estressante do trabalho. 

Grandes empresas e multinacionais saíram na frente ao inovar em seu ambiente corporativo. Ao torná-lo mais parecido com um lar, muitos ficaram curiosos, enquanto outros teceram críticas ao modelo.

Entretanto, no decorrer do tempo, grande parte das organizações passaram a adotar, pelo menos, um ou outro elemento resimercial.

Mas será que a ideia vale a pena? O que muda em relação aos escritórios tradicionais? 

Acompanhe abaixo e fique por dentro!

Acolher para atrair 

A pandemia ressignificou muitas experiências. No que diz respeito às profissionais não foi diferente. As relações com o espaço de trabalho foram evidentemente transformadas a partir da necessária adoção do home office

Desse modo, oferecer um ambiente corporativo mais acolhedor se tornou o caminho (e estratégia) mais natural para atrair a equipe de volta para dentro do escritório. 

Assim, o design resimercial ganhou ainda mais destaque e relevância. Ele se tornou um estímulo importante no contexto da adaptação ao novo normal. Todavia, mais do que isso, se tornou um poderoso fator de retenção de talentos

Características do design resimercial 

Ao contrário do que muitos possam supor, o design resimercial não tem a intenção de romper os limites entre trabalho e lar. Sua proposta é promover, de forma equilibrada, maior familiaridade e conforto no escritório. A ideia é que todos tenham condições favoráveis para se tornar mais feliz e mais produtivo. 

Nessa perspectiva os layouts ficam mais abertos para permitir proximidade e interação entre as pessoas. Portanto, o trabalho colaborativo é valorizado

Em relação ao mobiliário, se destacam itens como sofás, poltronas, almofadas, carpetes e obras artísticas. Plantas e áreas verdes são priorizadas. Então, de modo geral, a ambientação é baseada no estilo comfy.

Coerência com a cultura organizacional 

Vale destacar que o design resimercial só fará sentido se estiver em sintonia com a cultura organizacional. Por isso, não adianta adotá-lo como uma mera tendência passageira. É fundamental que a empresa e seus colaboradores estejam preparados para extrair o melhor da proposta.

Quer saber mais? Então, confira nosso artigo em que explicamos como criar um ambiente resimercial.  

Já para saber como podemos desenvolver o seu projeto de Arquitetura Corporativa, chame no WhatsApp 11 98327-6060.

Compartilhe este post