O que é gestão do conhecimento e quais seus benefícios para o negócio?
Data: 05/12/2022

O que é gestão do conhecimento

Como seu negócio tem buscado se desenvolver e crescer? A gestão do conhecimento vem sendo trabalhada? Pois este é um aspecto muito importante para o avanço consistente da empresa. E também para acelerar este processo.

Muitos gestores não dão a devida atenção aos talentos, habilidades e experiências presentes em seu time. Assim, deixam de explorar todo esse potencial que poderia ser transformado em inteligência e conhecimento para o negócio como um todo.

Mas, a partir de agora, isso poderá mudar. Acompanhe o post de hoje e entenda porque esse tema é tão importante. Há muitos benefícios que podem ser aproveitados!

Mas o que é gestão do conhecimento? 

Como mencionado, há diversas experiências e conhecimentos entre as pessoas de uma companhia. No entanto, eles se encontram diluídos em tarefas pontuais, documentos espalhados, grupos delimitados e ideias que nem sempre saem do campo teórico. Desse modo, a empresa deixa passar um bem extremamente precioso, que poderia fazer toda a diferença se fosse adequadamente aplicado.

Nesse sentido, a gestão do conhecimento existe para não deixar que um cenário caótico e desvantajoso se instaure. Trata-se de uma ferramenta que visa identificar os conhecimentos que estão ao alcance da organização. Estejam eles entre os indivíduos ou em meio a arquivos.

Mas, não apenas isso. Esse gerenciamento também ocupa-se da avaliação, distribuição e transformação em processos dos conhecimentos levantados. Então, a partir daí, se torna possível desenvolver uma empresa inteligente, integrativa e adaptada às novas necessidades. Os líderes conseguem entender o que ainda precisa ser alcançado para, assim, estabelecer metas mais coerentes.

Vale observar que, para tudo acontecer, é necessário implementar uma abordagem sistêmica. Além de ter visão de longo prazo e abrir espaço para a colaboração produtiva.

Benefícios para o negócio

Com uma gestão do conhecimento bem planejada e executada, o negócio passa a desfrutar de muitas vantagens competitivas. Tais como: 

  • Cultura de melhoria contínua;
  • Educação corporativa;
  • Equipes mais participativas e motivadas;
  • Fortalecimento do senso de colaboração;
  • Valorização do capital intelectual;
  • Processos mais assertivos;
  • Agilidade para identificar e corrigir erros;
  • Redução de custos; 
  • Organização e economia de tempo;
  • Clareza para a definição de objetivos;
  • Aumento da qualidade de produtos e serviços. 

O conhecimento deve sempre evoluir. Por isso, continue acompanhando nosso blog. Confira também 5 dicas de gestão de pessoas para ter um time mais eficiente!

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