O que é absorção sonora: o que você precisa saber
Data: 31/10/2022

Absorção sonora

O conforto acústico é um fator essencial em um ambiente. Afinal, imagine-se em um restaurante onde não é possível ouvir direito o que a outra pessoa fala. Ou um escritório tão cheio de ruídos que atrapalha toda a produtividade da equipe. Pois bem. Por isso a absorção sonora é tão importante. 

Em geral, diz-se que um material é “acústico” quando ele apresenta um alto coeficiente de absorção do som. Contudo, há quem confunda esse conceito com o de isolamento acústico. É o seu caso?

Bem, não há problema! Isso porque hoje vamos entender mais sobre o assunto. O que vai ajudar muito no entendimento do desenvolvimento do seu projeto de Arquitetura.

Portanto, acompanhe!

Afinal, o que é absorção sonora? 

Absorção sonora é a capacidade dos materiais em absorver ondas de som, ou invés de refleti-las (em maior ou menor grau) de volta ao ambiente. 

Espumas, tecidos, lãs e forros minerais são alguns dos materiais que possuem a capacidade de dissipar – em sua superfície – a maior parte da energia da onda sonora. Ela é transformada em calor, enquanto a menor porção desta energia é devolvida para o espaço externo. O que acontece em forma de reflexão.

Assim, quanto menor a parcela refletida, maior o coeficiente de absorção sonora. Ele é mensurado em laboratórios, conforme normas nacionais e internacionais. Considerando a faixa audível para o ouvido humano, sua representação acontece por meio de índices por faixa de frequência.

Alguns índices são: NRC – Noise Reduction Coefficient, ou Coeficiente de Redução de Ruído; SRA – Speech Range Absorption, ou Índice de Absorção da Voz; e αw – coeficiente de absorção sonora ponderado, alfa “w”.

Absorção sonora não é isolamento acústico!

Eis aqui uma diferenciação importante a ser feita. Tanto a absorção sonora quanto o isolamento acústico dizem respeito a propriedades dos materiais em evitar a propagação do som. Ambos fazem parte do processo de tratamento acústico

Contudo, enquanto a primeira prática atua no controle e melhoria do som dentro de um ambiente, a fim de facilitar a comunicação, o isolamento acústico tem por finalidade barrar a entrada e a saída de ruídos. Para tanto, são empregados materiais densos, pesados e/ou lisos. Tais como: aço, concreto, vidro, madeira e chumbo.

Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais para mais dicas. Seu projeto agradece! 

WhatsApp: (11) 98327-6060.

Compartilhe este post