O novo paradigma das cores no ambiente de trabalho: conectando-se com o lar e a natureza
Data: 04/08/2023

A cor é um elemento poderoso. Evoca fortes emoções, sentimentos e memórias. Pode acalmar, excitar ou inspirar. Desse modo, influenciando nosso humor e afetando nosso bem-estar emocional e físico. Por isso, o uso das cores no ambiente de trabalho sempre foi tema de extrema relevância.

No passado, escritórios e empresas adotavam tonalidades mais sóbrias e formais, focando na eficiência e produtividade. No entanto, o estilo de vida mudou. As prioridades mudaram. Assim como a relação com o espaço profissional. Sobretudo, após a pandemia de COVID 19 e os modelos de atuação híbridos.

Precisamos repensar o local de trabalho e como, hoje, as pessoas se conectam a eles. Isso deve repercutir sobre a ambientação corporativa. Afinal, é indispensável que ela faça sentido frente às novas necessidades.

Acompanhe o post de hoje e fique por dentro!

Cores em movimento

As cores também refletem a cultura e as mudanças na resposta da sociedade ao mundo ao nosso redor. As paletas para as quais somos atraídos estão em constante evolução. Muitas vezes, isso não é articulado de maneira lógica, mas é sentido de forma visceral. Tão visceral que passa a ser parte de nosso estilo de vida. E, claro, dos lugares que frequentamos.

Por isso, o processo de criação da escolha de cores relevantes para o local de trabalho atual deve começar com o entendimento de forças macro e mudanças sociais. Compreender como esses fatores estão impactando a cultura, as formas como as pessoas atuam e o local de trabalho é essencial para poder colocar as cores em favor de espaços capazes de apoiar os indivíduos e as atividades que eles realizam.

Impactos pós-pandemia

A necessidade de bem-estar emocional e físico acelerou durante a pandemia. Mas não parou lá. Esse movimento continua à medida que nos recuperamos do susto e nos vemos diante de um cenário global marcado por volatilidade e incertezas.

O estresse, a ansiedade e o desgaste físico fez com que as pessoas falassem mais abertamente sobre saúde mental e sobre suas expectativas em relação à qualidade de vida na empresa.

Além disso, o trabalho híbrido confundiu as linhas entre casa e escritório. Agora, os colaboradores querem experimentar o conforto do lar quando estão no ambiente corporativo. Imersos na tecnologia, eles anseiam por mais humanidade. Buscam acolhimento, familiaridade e uma sensação de “santuário”.

Assim, os projetos de Arquitetura Corporativa têm priorizado cores que ajudam a humanizar o espaço para melhor apoiar o bem-estar cognitivo, físico e emocional da equipe.

Cores no ambiente de trabalho atual

Os escritórios vêm se transformando para refletir toda essa nova mentalidade. Os tons neutros e frios estão sendo substituídos pelos mais quentes e naturais, que acalmam e inspiram. O verde, por exemplo, é uma cor associada à natureza e à renovação, enquanto o azul evoca tranquilidade e serenidade. Essas cores são frequentemente combinadas com elementos naturais, como plantas, pedras e madeira, para criar uma atmosfera mais acolhedora e orgânica. Tal como propõe a biofilia.

Quer um escritório atualizado, convidativo e produtivo, alinhado com os novos tempos? Então, chame no WhatsApp 11 98327-6060 e saiba como podemos desenvolver o seu projeto!

Compartilhe este post