Metaverso na educação: é possível? Como impactará o ensino?
Data: 03/10/2022

Metaverso na educação

O conceito de metaverso chegou para ficar. Vemos sua popularização por meio de filmes, games e redes sociais. No entanto, não se trata de uma tecnologia totalmente formatada. Por isso, sua aplicação ainda não pode ser completamente vislumbrada. Há muito a ser desenvolvido. Mas, hoje, já se fala, por exemplo, em metaverso na educação.

Essa é uma discussão altamente pertinente, pois envolve a formação de indivíduos e cidadãos das novas gerações. Em crescimento pelo mundo, as edtechs têm buscado soluções e investimentos nessa direção.

Ficar ligado nesse assunto é se preparar para o futuro da educação. Vem saber mais!

Afinal, o que é o metaverso?

Já imaginou viver em um universo totalmente digital? Pois a proposta do metaverso é essa. Ele engloba uma série de recursos e tecnologias que criam uma espécie de gamificação da vida real. Assim, permitem que as pessoas tenham experiências reais a partir de ambientes e interações virtuais. 

O metaverso utiliza, une e potencializa algumas tecnologias já conhecidas. Tais como: realidade aumentada, internet das coisas, aprendizado de máquina, inteligência artificial e holografia. Tudo para que o usuário possa realizar ações como visitar os amigos, ir a shows e exposições, participar de reuniões e até viajar pelo mundo, sem sair de seu espaço físico. 

Qual será o impacto do metaverso na educação?

Embora ainda existam muitas perguntas a serem respondidas, uma coisa é certa: o metaverso na educação é uma tendência. Isso porque ele permitirá um aprendizado muito mais imersivo

Os professores poderão ensinar sobre os temas levando os alunos aos ambientes mais adequados. Ou seja, poderão trabalhar as lições de maneira vivencial. Portanto, terão mais recursos para tornar as lições mais relevantes na mente dos estudantes. O metaverso na educação será, realmente, uma inovação!

Sem dúvida alguma, as instituições precisarão de investimentos e suporte para explorar todas as potencialidades. Definitivamente não será uma mudança brusca. Mas, sim gradual e, de certa forma, experimental. Cada método de ensino deverá saber como adaptar a tecnologia em favor de seus valores e objetivos.

Outro aspecto importante é como torná-la acessível e não mais um fator de exclusão. Por isso, os governos também deverão ser envolvidos. Muitos agentes terão de firmar compromisso com a educação de qualidade, atualizada e democrática

Há um longo caminho pela frente. Inúmeras adaptações a serem feitas. O importante, agora, é saber para qual direção se está caminhando!

Compartilhe este post