Inovabilidade: conceito, importância e caminhos para torná-la real
Data: 02/03/2022

Inovabilidade

Durante muito tempo as empresas buscaram desenvolver processos que as permitissem inovar. Mais recentemente elas se atentaram também para os cuidados com o meio ambiente. Assim, inovação e sustentabilidade passaram a dar as mãos. Entretanto, muitas vezes, seguindo caminhos separados. A inovabilidade, porém, veio para mudar isso.

A relevância desse conceito ganha um espaço cada vez maior. O que é evidenciado pelo crescimento global do mercado das greentechs, empresas de tecnologia focadas em sustentabilidade. Enquanto alguns negócios nascem a partir de práticas adequadas, muitos se movimentam para realizar as mudanças que a innovability exige. 

Acompanhe o post de hoje e saiba mais!

O que é inovabilidade?

O termo surgiu em 2014, em uma empresa de energia, a Enel. Combinando as palavras “inovação” e “sustentabilidade”, o CEO Francesco Starace cunhou a palavra innovability e seu conceito.

Ele defende uma relação inseparável entre inovação e sustentabilidade não só na geração de produtos e serviços, como também em processos e áreas de negócio. A inovabilidade está tanto em inovar de modo sustentável, quanto em desenvolver a sustentabilidade como forma de inovação.

Em geral, nas grandes empresas, a inovabilidade se dá com o negócio já em funcionamento. Então, ela pode ser vista no aperfeiçoamento de processos, minimização de impactos e melhorias nos fluxos operacionais. Por outro lado, entre as micro e pequenas empresas, costuma ser mais comum o emprego do conceito/prática desde seus primeiros passos. Ou seja, surge como um valor próprio de sua existência.

O problema da desconexão entre inovação e sustentabilidade

É preciso assinalar que muitas companhias ainda não compreenderam a importância de incluir a sustentabilidade nos processos de inovação. Em sua estrutura continua existindo uma desconexão entre as áreas.

Uma das razões para isto é a falta de um planejamento comprometido, capaz de incorporar, desde o começo, práticas sustentáveis às tomadas de inovação. Outro motivo está em uma estrutura organizacional que separa a sustentabilidade dos setores do negócio. Portanto, uma estrutura onde vemos esses times atuando com foco em objetivos diferentes.

Contudo, chegou a hora de rever tais gaps para reestruturar as organizações de acordo com as atuais e urgentes demandas.

Por uma área estratégica de innovability

Conduzir a inovação de qualquer maneira significa correr o risco de gerar impactos ambientais e sociais. Significa também deixar de criar soluções que vão ao encontro do que os consumidores, hoje, desejam e esperam de corporações bem posicionadas.

Por isso, é indispensável conceber a innovability como um pilar estratégico. O segredo está em definir organogramas que integrem totalmente os departamentos de inovação e de sustentabilidade. Para tanto é necessário estar disposto a mergulhar em pesquisas, testes e melhorias contínuas.

Leia também nosso artigo sobre gestão da inovação

Referências: Blog HSM, yahoo!finanças, NetZero, Administradores.com.

Compartilhe este post