Garantindo o conforto térmico na Arquitetura Corporativa
Data: 11/10/2011

Um ambiente com uma climatização inadequada gera desconforto a todos. Falta de concentração, suor ou calafrios, inquietação e improdutividade são alguns dos efeitos gerados que acarretam resultados desastrosos, principalmente, no dia a dia de trabalho.

A falta de conforto térmico é o fator mais impactante nesse caso, que ao contrário do que muitos pensam, não pode ser resolvida simplesmente com um ar-condicionado ou com um aquecedor. A questão é mais abrangente e para ser solucionada ou evitada, precisa ser devidamente prevista no projeto de Arquitetura Corporativa.

O que fazer?

Cada caso necessita de aplicações próprias, personalizadas, mas, de maneira geral, é possível recorrer tanto a soluções tecnológicas, como novos materiais e equipamentos, quanto a soluções naturais, como o aproveitamento da ventilação externa e do sombreamento advindo de uma proteção solar integrada à fachada. Além disso, a orientação das faces do prédio quanto à insolação e ventos dominantes também é fundamental, assim como o equilíbrio na aplicação de áreas envidraçadas.

É importante ressaltar que, em nenhum momento, está se falando no comprometimento da otimização em eficiência energética. Vidros claros podem ser utilizados para uma boa penetração da luz natural, no entanto, para assegurar o conforto térmico é necessário associar a eles equipamentos versáteis como brises ou persianas, que hoje, aliás, podem ser encontradas em diversos padrões e com diferentes matérias-primas.

Outras opções são cortinas com tela solar ou mesmo películas de poliéster que, aplicadas nos vidros, além de reduzirem o ofuscamento causado pela luminosidade, bloqueiam os raios UV.

O que se observa é que, na maior parte dos casos, o problema relacionado ao desconforto térmico acontece muito mais por falhas no projeto de Arquitetura Corporativa do que pela falta de materiais eficientes. É preciso ser criterioso, pois são as condições de bem-estar e de produtividade da sua equipe que estarão em jogo!

Quais as melhores soluções para o seu caso?

Estudando desde o mercado e a identidade da sua empresa até a localização da mesma, a DABUS ARQUITETURA, a partir de um atendimento proativo, consegue relacionar quais são as reais necessidades que precisam ser atendidas e quais os equipamentos, estratégias, materiais e tecnologias mais adequados para garantir uma climatização agradável e confortável para todos.

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba melhor como podemos te atender.

Compartilhe este post