Forros modulares e suas variadas funções e vantagens na Arquitetura Corporativa
Data: 01/02/2012

Eles foram muito além do efeito meramente estético, passando a desempenhar hoje outras funções e a entregar novas vantagens à Arquitetura Corporativa. Os forros se firmaram como elementos diferenciais para o conforto e o melhor proveito nos ambientes, principalmente empresariais.

Ajudando a potencializar e a diversificar a utilidade desse elemento, os forros modulares se destacaram como soluções inteligentes, capazes de entregar maior versatilidade e praticidade para atender às atuais necessidades dos mais variados tipos de organização.

Como destacou Heloisa Dabus em uma matéria da revista Arquitetura e Urbanismo:

“A gente não se satisfaz mais com o forro padrão, aquele que todo mundo faz, mas procuramos soluções que possam ser personalizadas e adaptadas às nossas necessidades”.

A facilidade de aplicação, a excelente adaptação a mudanças, o acesso facilitado às instalações e as inúmeras possibilidades de composição são algumas das vantagens dos forros modulares, as quais têm atraído cada vez mais os investimentos do mercado corporativo. Mas, não para por aí. Graças à tecnologia e ao aproveitamento de diferentes materiais, esses produtos se tornaram esteticamente muito atrativos, integrando benefícios funcionais sem abrir mão do bom gosto.

“Estamos falando do item que mais agrega valor em um espaço corporativo, afinal, as pessoas tendem a olhar para cima, e não para baixo” – Heloisa Dabus para a aU.

É importante lembrar que para especificar um sistema de forros deve-se levar em conta a sua compatibilização com fatores como iluminação, equipamentos de segurança, ar-condicionado, cabeamento e acústica. O conforto acústico, aliás, é um dos maiores condicionadores e para garanti-lo, em geral, os materiais derivados de fibras minerais apresentam um desempenho melhor que aos dos forros de gesso, PVC e metálicos. Porém, é possível otimizar as características técnicas de sistemas como o drywall ou o de chapas metálicas com a aplicação de recheios acústicos, como mantas e espumas em seus vãos.

As opções e possibilidades em forros modulares são inúmeras, mas outra questão importante a ser levada em conta diz respeito à segurança. Em um incêndio, por exemplo, a matéria-prima de um forro pode espalhar chamas e emitir gases tóxicos com maior rapidez. Por isso, é sempre necessário verificar se o produto escolhido atende às exigências descritas na NBR 9442.

Para quem deseja ganhar flexibilidade e praticidade em sua empresa, se beneficiando ainda das diversas opções do mercado, está aí a dica e a solução que a DABUS ARQUITETURA pode definir para o seu projeto de Arquitetura Corporativa.

Para saber como é muito fácil, basta entrar em contato conosco!

 

Compartilhe este post