Fachada do escritório em sintonia com a identidade da marca
Data: 05/11/2014

Qual a proposta do seu negócio e como a marca se posiciona no mercado? Qual a sua personalidade? Que ideias e valores remetem à sua empresa? Essas são questões que devem permear o tempo todo o projeto de Arquitetura Corporativa, que tem de ser articulado como um aliado estratégico ao posicionamento de marketing almejado.

Muitas vezes, a atenção é completamente focada para os ambientes internos, onde há a preocupação de utilizar cores ligadas ao logotipo, materiais que remetem à textura do produto, design que valoriza as formas da identidade visual, entre outras aplicações que reforçam o conceito e a imagem da marca. Enquanto isso, o lado de fora fica esquecido, relegado a soluções improvisadas ou inconsistentes.

Entretanto, a fachada é um item primordial na Arquitetura Corporativa, uma vez que ela representa a primeira oportunidade de impactar positivamente o cliente e o mercado como um todo. Além de possuir uma função incontestavelmente forte na apresentação do jeito de ser de uma companhia, ela é o maior ponto de referência e diferenciação para atrair a atenção do público. Ou seja, originalidade é indispensável!

Cores, volumetria, iluminação, estilo de portas e janelas, design, áreas verdes e todos os outros elementos devem ser regidos em prol da cristalização de uma presença arquitetônica forte, relevante e com um mensagem a passar: a mensagem da marca, que pode ter a ver com ousadia, sofisticação, feminilidade, saúde, educação, entre tantos outros motes. Cada segmento de negócio tende a valorizar aspectos diferentes. O importante é que eles sejam traduzidos de modo coerente e criativo na fachada corporativa.

arquitetura-corporativa-fachada-elements

Elements.at | Projeto de Area | Fonte: Office Snapshots.

arquitetura-corporativa-fachada-swedbank

Swedbank | Projeto de 3XN Architects | Fonte: Office Snapshots.

arquitetura-corporativa-fachada-gensler

Gensler | Projeto de Gensler | Fonte: Office Snapshots.

arquitetura-corporativa-fachada-cea

C&A | Projeto da DABUS ARQUITETURA | Fonte: DABUS.com.br.

Se a fachada do escritório diz uma coisa e os ambientes internos outra, então, algo está errado. A identidade da marca não está sendo bem trabalhada! Em algum ponto a Arquitetura Corporativa fugiu do foco e perdeu sua essência. Além de enfraquecer o posicionamento do negócio, isso cria uma sensação de desconforto que gera distanciamento e abala a credibilidade da empresa.

Para saber mais entre em contato com a DABUS ARQUITETURA. Nossa equipe tem a solução certa para o seu caso!

Compartilhe este post