Escola humanizada: características e benefícios
Data: 12/09/2022

Escola humanizada

Conquistar e reter a atenção dos estudantes sempre foi um desafio. No entanto, ela se tornou ainda mais fragmentada com o passar dos anos. O que exige das instituições renovação constante. Nesse sentido, desenvolver uma escola humanizada pode fazer toda a diferença. 

Já não é o bastante oferecer aulas que atendam apenas ao currículo regular. É necessário recorrer a outras estratégias que sejam capazes de envolver e estimular os alunos. Para além de suas competências intelectuais, outras dimensões de sua vida precisam ser abraçadas.

Assim, é possível dizer que a educação tem de se tornar ainda mais plural, interdisciplinar e dinâmica. Hoje, abordaremos um dos caminhos que seguem nessa direção. 

Então, o que é uma escola humanizada? Quais suas características?

A proposta de uma escola humanizada é estabelecer um olhar mais particularizado sobre os indivíduos. Trata-se de um ambiente que busca incentivar diferentes talentos e que promove, para além das aulas convencionais, encontros, projetos e atividades de naturezas variadas. Contudo, sempre visando o desenvolvimento dos alunos. 

Por meio de uma gestão escolar humanizada, as instituições se debruçam sobre as diferentes realidades existentes em seu contexto, a fim de identificar o que precisa ser trabalhado e quais os melhores métodos para isso. Assim, não parte de uma abordagem única, que uniformiza o ensino e o torna unilateral. O estudante passa a ser o protagonista.

Quais os benefícios do ensino humanizado?

Embora exija novas metodologias e uma série de outras adaptações no ensino, a escola humanizada tem potencialidade para colher frutos duradouros. Isso porque não forma tão somente estudantes. Mas, sobretudo, cidadãos e indivíduos preparados para lidar com os variados desafios da vida.

Além do intelectual, também são trabalhados os aspectos social, cultural, físico e afetivo. Inclusive, recomendamos que você leia o artigo com dicas para desenvolver competências socioemocionais. Ou seja, um leque muito maior de possibilidades é aberto. Com isso, os alunos se tornam mais envolvidos e, consequentemente, mais engajados.

Outro ponto a ser destacado, é o fortalecimento da relação com os professores. Benefício este que abre as portas para solucionar conflitos e evitar problemas de cunho social. Valores edificantes podem ser construídos com mais facilidade. Tais como a colaboração, a empatia, o autocuidado e a honestidade. 

Para complementar a leitura, sugerimos ainda o post em que falamos sobre o ensino afetivo. Confira e saiba mais sobre como criar uma escola humanizada! 

Compartilhe este post