4 erros frequentes na ambientação de clínicas e consultórios
Data: 17/11/2016

A maneira como o ambiente de clínicas e consultórios é projetado pode ter reflexos diretos sobre os tratamentos realizados. No momento da consulta é essencial que o paciente esteja se sentindo bem, confortável e confiante para que as aplicações obtenham os melhores resultados possíveis.

É missão do projeto de Arquitetura prover soluções que garantam o devido acolhimento dos ocupantes, evitando erros de ambientação como esses que relacionamos abaixo. Acompanhe e corrija/evite o que for necessário!

1. Falta de ergonomia

Um espaço bem apresentado, com cores, formas e mobiliário cheios de personalidade fazem toda diferença sobre a impressão que os visitantes possam ter a respeito da clínica. Porém, nada disso faz sentido se o conforto é prejudicado. Pior ainda, quando a ergonomia é comprometida, afinal, sua atuação tem a ver com a própria saúde dos usuários.

Beleza e ergonomia devem andar lado a lado. Mas, se não for possível associar esses dois fatores do modo como foi imaginado, priorize o segundo item. Isso vale tanto para ambulatórios e ambientes cirúrgicos, quanto para recepção e salas de espera.

arquitetura-clinica-beleza-ergonomia

Projeto de Sergi Pons para a Confidental | Fonte: Behance.

2. Excesso de cores

No intuito de criar diferenciais que destaquem o negócio ante a concorrência, muitas clínicas acabam exagerando nas cores utilizadas no consultório. Tonalidades fortes ou vibrantes são mais indicadas em pontos específicos da ambientação, enquanto aplicações claras devem predominar. Isso porque, além de demonstrar higiene, elas são capazes de transmitir uma sensação maior de calma e tranquilidade. O que não quer dizer que a combinação tenha de ser desinteressante.

arquitetura-clinica-cores-amenas

Projeto de eleven nine inteiror design office para a Hirose Dental Clinic | Fonte: Archello.

3. Quadros e diplomas

Profissionais que atuam na área da Saúde estão constantemente participando de eventos e cursos para atualizar seus conhecimentos. Devido a esse esforço, muitos desejam exibir seus diplomas e certificações no consultório. Todavia, dificilmente esses materiais contribuem para deixar a ambientação mais agradável. Pelo contrário, o excesso de papéis e quadros (inclusive familiares) deixam a composição poluída, gerando diversos incômodos. O ideal é optar apenas por um ou outro elemento dentro de uma configuração previamente projetada para essa finalidade.

arquitetura-clinica-quadros-diplomas

Projeto da DABUS ARQUITETURA para clínica de ginecologia | Fonte: DABUS.com.br.

4. Ausência de elementos vivos

Uma sala fechada, sem luz natural e conexão com o lado externo pode gerar angústia e estresse, principalmente em momentos de tensão, que são comuns antes de exames e procedimentos médicos. É preciso evitar ao máximo a desumanização de ambientes ligados à saúde, pois só assim se torna possível estabelecer uma relação mais produtiva com os pacientes. Nesse sentido, além de aproveitar a luz do sol com janelas e aberturas devidamente posicionadas no consultório, a inclusão de plantas é outro recurso que pode trazer grandes benefícios.

arquitetura-clinica-elementos-vivos

Projeto da DABUS ARQUITETURA para a clínica Delcentro | Fonte: DABUS.com.br.

VEJA TAMBÉM:

+ Projetos DABUS ARQUITETURA para clínicas e consultórios médicos

+ Como tornar o ambiente clínico menos intimidador e mais agradável

+ Como garantir o sucesso na reforma da clínica ou consultório?

Quer um espaço adequado para sua clínica e consultório? Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e conheça as soluções especializadas à sua área.

Compartilhe este post