4 erros comuns em interiores de padarias
Data: 12/09/2016

A vontade de vender é grande, mas sem tomar as medidas necessárias à Arquitetura Comercial, o projeto de uma padaria pode acabar não ajudando a trazer os resultados esperados.

Para quem vai começar o negócio, ou pretende otimizá-lo, é de suma importância evitar erros como esses 4 relacionados no post de hoje.

1. Piso claro

Não há nada de errado com os pisos claros, no entanto, sua limpeza tem de ser constante, sobretudo em ambientes que evocam saúde e alimentação. Em muitas padarias, a definição de cores como o branco e tons nude pode prejudicar a imagem do estabelecimento se o fluxo de movimentação for intenso e não houver tempo, ou mão de obra, para realizar a limpeza com alta frequência. Para evitar problemas, opte por outras tonalidades, outros acabamentos para o piso.

arquitetura-padaria-piso-escuro

Projeto de McFarlane | Green | Biggar Architecture + Design para a Giovane | Fonte: those.

2. Mobiliário mal dimensionado

Nem todas as padarias desfrutam de uma ampla área de loja. Em geral, os negócios têm de lidar com um espaço limitado para acomodar clientes, produtos e operações de serviço. No entanto, há diversos estabelecimentos que apresentam um mobiliário expansivo demais para o metro quadrado disponível. O resultado é o desagradável efeito de “aperto”, que coloca o conforto dos ocupantes por água abaixo. Assim, antes de escolher qualquer móvel, é imprescindível ter clara noção das reais dimensões das peças desejadas frente ao tamanho da loja.

arquitetura-padaria-mobiliario-certo

Projeto de Martin Dvorak para a Joseph – Brot vom Pheinsten | Fonte: Retail Design Blog.

3. Produtos escondidos

O projeto de Interiores pode ser magnífico, mas se os produtos ficarem escondidos da vista dos clientes, de nada valerá o esforço, afinal, as pessoas também “comem com os olhos”. A Arquitetura Comercial deve ajudar a promover o negócio em cada detalhe, visando a obtenção de resultados satisfatórios para o empreendedor.

arquitetura-padaria-vitrine-produto

Projeto de Paweł Garus & Jerzy Woźniak para a Bartkowscy | Fonte: Archinect.

4. Iluminação inexpressiva

A iluminação tem o poder de transformar os ambientes, mas muitas padarias se esquecem disso e deixam de trabalhar com cuidado seu projeto luminotécnico. É possível articular diferentes ambientações somente pela maneira como a luz é dirigida. Isso tem de ser aproveitado para valorizar os produtos e entregar uma experiência inesquecível aos clientes.

arquitetura-padaria-iluminacao-estrategica

Projeto da DABUS ARQUITETURA para unidade da rede de padarias belga Le Pain Quotidien | Fonte: DABUS.com.br.

VEJA TAMBÉM:

+ Projetos DABUS ARQUITETURA para estabelecimentos comerciais

+ Quais as cores ideais para uma padaria?

+ Como deve ser a iluminação de uma padaria

Crie e expanda o seu negócio com assertividade. Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como podemos desenvolver o seu projeto de Arquitetura Comercial.

Compartilhe este post