Ergonomia: A postura ideal na Arquitetura Corporativa
Data: 06/10/2010

Com uma visão global e inovadora do ambiente de trabalho, a Arquitetura Corporativa contemporânea vem ocupando-se cada vez mais com a qualidade de vida dentro das empresas, visando soluções que aliam alta tecnologia ao design ergonômico e de extremo bom gosto.

Neste sentido, a escolha do mobiliário e sua organização nos espaços disponíveis se tornam vitais nos Projetos Corporativos, uma vez que elas determinam o modo como os colaboradores interagem com o ambiente, causando impactos diretos sobre sua produtividade e saúde.

Podendo ser aplicada em todos os setores da empresa, a Ergonomia tem por objetivo adequar ambientes e objetos às necessidades das pessoas, evitando que o inverso aconteça. Por meio de suas soluções é possível afastar doenças ocupacionais e promover maior segurança e qualidade às tarefas. Desta forma, a Ergonomia constitui-se como um requisito indispensável ao mobiliário corporativo.

Entre as medidas do ergodesign destacam-se:

– A altura do tampo da mesa deve ficar entre 72 e 78 cm do chão;
– A distância recomendada entre os olhos e a tela do computador é de 45 a 70 cm e ela deve estar centralizada;
– Os antebraços devem estar apoiados no plano de trabalho e o mouse e o teclado devem ficar próximos ao corpo;
– Os pés devem ficar apoiados no chão ou em apoio próprio e o joelho deve formar um ângulo entre 90º e 100º;
– A coluna deve ficar ereta e completamente apoiada no encosto da cadeira;
– O mobiliário deve ser regulável de forma a permitir um mínimo de alternância da postura ao longo da jornada de trabalho.

Normas regulamentadoras como as NRs, do Ministério do Trabalho e Emprego e a NBR, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, traçam importantes diretrizes com relação a composição física das estações de trabalho.

Em vigor no Brasil desde 1990, a NR 17 especifica padrões de adequação ergonômicos ao ambiente corporativo. Confira AQUI.

A DABUS Arquitetura está sempre atenta às normas de qualidade e segurança do trabalho, oferecendo soluções originais em seus projetos de Arquitetura Corporativa que aliam Ergonomia ao estilo e cultura organizacional de modo eficiente.

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como a sua empresa pode ser muito mais produtiva!

Compartilhe este post