5 dicas para ajudar a planejar seu escritório
Data: 28/01/2015

Ideias ousadas sempre chamam atenção. Quando se está planejando a montagem de um escritório, ambientes criativos, que fogem dos tradicionais, tendem a ampliar os horizontes e trazer inspirações nunca antes imaginadas.

Embora ter referências da Arquitetura Corporativa de outras empresas ajude a visualizar um universo de possibilidades, é preciso tomar cuidado para não se deixar levar por configurações que, na verdade, não são aplicáveis ao seu contexto.

Muitas vezes o empreendedor insiste em seguir um padrão por simples gosto pessoal, sofrendo mais tarde com a falta de funcionalidade e autenticidade nas soluções incorporadas.

Seu negócio é único, seu escritório também deve ser

Arquitetura Corporativa - REDECARD

Projeto da DABUS ARQUITETURA para sede da REDECARD: Partido arquitetônico privilegia a transparência e a credibilidade.

Desenvolver uma identidade exclusiva para o negócio é fundamental à construção da marca e à competitividade da companhia. Seguindo valores institucionais próprios, a personalidade marcária e a cultura organizacional, o ambiente de trabalho deve refletir características específicas que edifiquem uma identidade forte com ideias autênticas.

Além disso, questões objetivas como o tamanho do terreno, o número de colaboradores e até o montante do investimento também exigirão a articulação de configurações sob medida.

Por isso, é imprescindível ter a consciência de que montar um escritório é sempre uma construção meticulosa e não uma simples cópia.

Como começar a planejar a Arquitetura Corporativa

1. Elenque prioridades: Você, sua equipe e seus negócios devem ter diversas necessidades em diferentes aspectos. Porém, atender a todas elas de uma vez pode ficar inviável do ponto de vista econômico. Assim, é importante selecionar quais problemas devem ser resolvidos primeiro, relacionando prioridades sobre as quais o projeto inicial deve se focar.

2. Leve em consideração os diferentes organismos: Um bom ambiente de trabalho é aquele que é bom para todos os ocupantes. Evidentemente, não será possível satisfazer plenamente todas as particularidades, mas é essencial orientar o espaço considerando as diferenças e necessidades básicas entre as equipes. A Arquitetura Corporativa deve contar com algumas aplicações flexíveis a fim de proporcionar usos customizáveis, na medida do possível.

3. Mensure o espaço: Para acomodar os funcionários, definir as dimensões dos móveis e até para optar pelo tipo de layout das salas é primordial ter informações precisas sobre o metro quadrado disponível. Sem ter esses dados em mãos, todo o planejamento pode ir por água abaixo.

4. Pesquise mobiliário especializado: O mobiliário é uma peça chave no ambiente corporativo. Além de uma proposta estética interessante, ele deve ser funcional e confortável, garantindo condições ergonômicas adequadas para todos os membros da equipe. Há fornecedores especializados em soluções para escritórios, as quais devem ser priorizadas. Pesquise, compare os preços encontrados e negocie, só não seja relapso com o seu mobiliário, pois, caso contrário, sua saúde e sua produtividade sofrerão sérias consequências.

5. Não deixe gostos pessoais falarem mais alto: Essa é uma questão que deve ser sempre ressaltada tendo em vista a alta frequência com ela interfere nos projetos. Gostos particulares, principalmente mal justificados, não podem servir como referência quando há negócios e muitas outras pessoas envolvidas. É preciso ser estratégico e buscar configurações que atendam a empresa como um todo.

Essas são apenas algumas dicas a serem levadas em consideração frente à montagem de um escritório. Naturalmente, a Arquitetura Corporativa engloba muitas outras variáveis complexas que só podem ser analisadas com conhecimento técnico especializado. Mas essa é uma missão para a DABUS ARQUITETURA, que coloca toda sua expertise em favor de projetos altamente avançados.

Para saber como podemos te ajudar entre em contato conosco agora mesmo.

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