5 dicas para o piso da sua padaria
Data: 31/08/2016

Pode não parecer, mas o piso exerce grande influência em estabelecimentos comerciais. Estética, funcionalidade, segurança e limpeza são aspecto que facilmente ficam evidenciados no chão. No caso das padarias não é diferente. Como recebem alto fluxo de pessoas ao longo do dia, elas precisam contar com soluções resistentes e que, ao mesmo tempo, sejam agradáveis e práticas.

Será que o material escolhido como revestimento é de fácil limpeza? Será que ele combina com a identidade marca? É muito liso ou áspero demais? Os clientes se sentirão bem acolhidos? Tudo isso tem de ser levado em consideração ao lado do fator econômico.

Para quem está pensando no seu projeto de Arquitetura Comercial, aí vão 5 dicas para o piso de uma padaria.

1. Certifique-se sobre a praticidade de manutenção

Em locais muito movimentados é imprescindível que o piso seja fácil e rápido de limpar. Nas padarias é comum o derramamento de líquidos e migalhas. Portanto, opções como os vinílicos podem cair como uma luva, devido à prática manutenção que oferecem – para garantir um melhor resultado deve-se seguir as recomendações do fornecedor.

piso-padaria-prokuls-bakery

Projeto de Ramūnas Manikas para a Prökuls Bakery | Fonte: Interiorscafe.

2. Não abra mão da segurança

Um piso muito bonito pode causar boa impressão à primeira vista. Já uma superfície lisa tem a capacidade de descomplicar o processo de limpeza. Contudo, sempre analise se o item desejado irá garantir ou não a segurança dos ocupantes. De nada adianta um cliente entrar em seu estabelecimento e sofrer uma queda, por exemplo. Toda a beleza percebida anteriormente não suprirá a terrível experiência. O mais indicado é escolher produtos específicos para cada área da padaria.

piso-padaria-bartkowscy

Projeto de Paweł Garus & Jerzy Woźniak para a Bartkowscy | Fonte: Archinect.

3. Considere a economia

Em estabelecimentos comerciais a economia é um dos fatores mais importantes. Dessa forma, cuidado para não escolher pisos que demandarão consertos e manutenções excessivas. Mesmo que o preço de saída tenha ficado em conta, o resultado ao longo do tempo será dispendioso nesse caso. Prefira marcas e fabricantes de procedência garantida. Opte pela qualidade.

piso-padaria-maisquepan

Projeto de NAN Architects para a MAISQUEPAN | Fonte: Archilovers.

4. Mantenha a identidade do negócio

Para que sua padaria seja reconhecida no mercado é essencial que ela possua uma identidade clara. Nesse sentido, todos os elementos da Arquitetura Comercial devem dialogar com os padrões definidos. Consequentemente, o piso não pode ser escolhido de forma aleatória. Sua presença tem de corroborar para uma imersão na essência do negócio.

piso-padaria-berman-bakerys

Projeto de nkA para a Studio Yaron Tal | Fonte: Retail Design Blog.

5. Valorize o aconchego

Padarias são ambientes que devem oferecer um momento de tranquilidade na rotina das pessoas. Ali, é primordial que elas se sintam relaxadas e abertas a saborear os novos produtos. A sensação de aconchego deve começar logo pelo piso. A aparência da madeira é uma excelente aliada nessa missão.

piso-padaria-le-pain-quotidien

Projeto da DABUS ARQUITETURA para unidade da Le Pain Quotidien | Fonte: DABUS.com.br.

VEJA TAMBÉM:

+ Arquitetura Comercial: Soluções na medida certa para o seu negócio

+ Projetos DABUS ARQUITETURA para estabelecimentos comerciais

+ Quais as cores ideais para uma padaria?

Crie e expanda o seu negócio com assertividade. Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como podemos desenvolver o seu projeto de Arquitetura Comercial.

Compartilhe este post