8 dicas para otimizar o espaço do seu escritório
Data: 01/10/2015

Quando o assunto é planejamento do espaço uma das questões mais importantes é o que será feito para aproveitar ao máximo o metro quadrado disponível. Grande parte das empresas, se não a maioria, enfrenta algum tipo de dificuldade para organizar o ambiente de modo que ele fique confortável, funcional e esteticamente agradável.

Pois é, nem tudo é perfeito em um escritório e por isso é tão importante recorrer à otimização do espaço. Mas para que essa solução seja possível é necessário utilizar alguns truques e técnicas específicos. Hoje nós vamos falar justamente sobre isso, ou melhor, vamos mostrar como é possível obter um bom resultado nessa direção.

1. Providencie compartimentos embutidos

Armários, gavetas e outros móveis embutidos são fundamentais para deixar o ambiente mais clean e para liberar o local para outros itens.

arquitetura corporativa mobiliario embutido

Projeto da DABUS ARQUITETURA para a Bausch + Lomb.

2. Pense verticalmente

Quando o espaço é reduzido a melhor saída é começar a “subir pelas paredes”. Sim, prateleiras suspensas, estantes, ganchos e demais organizadores devem ser verticalizados ao máximo, de preferência acompanhados de diversos compartimentos.

arquitetura corporativa  armario embutido

Projeto da DABUS ARQUITETURA para a Easynvest.

3. Use e abuse do vidro

Áreas envidraçadas são ótimos recursos para clarear o interior de maneira natural e conferir uma sensação de ampliação do espaço. A conexão com o lado de fora funciona como uma extensão do escritório, proporcionando bem-estar.

arquitetura corporativa vidros iluminacao

Projeto da DABUS ARQUITETURA para a Redecard JK.

4. Aplique cores claras

Como todos já sabem, ao contrário das tonalidades escuras, as cores claras contribuem para iluminar melhor o ambiente, dando a impressão de que ele é maior do que realmente é.

arquitetura corporativa com cores claras

Projeto da DABUS ARQUITETURA para o Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ Brasil.

5. Adote divisórias

Ao invés de construir paredes de alvenaria, use divisórias que ocupam bem menos e espaço e são flexíveis a mudanças. No mercado, existem diversos formatos, cores e texturas para facilitar a composição.

arquitetura corporativa divisorias

Projeto da DABUS ARQUITETURA para a Redecard JK.

6. Não misture muitos padrões

Opte por trabalhar com um mesmo tipo de madeira ou uma mesma paleta de cores, por exemplo. Se misturar diferentes padrões, o escritório (sobretudo os pequenos) pode parecer bagunçado e apertado.

arquitetura corporativa padroes

Projeto da DABUS ARQUITETURA para a Associação Brasileira de Franchising.

7. Invista em móveis planejados

Nada é mais indicado do que estudar milimetricamente o local a fim de que seja desenvolvido um mobiliário sob medida. A partir desse cuidado a empresa se torna muito mais organizada, inteligente e econômica – espacial e financeiramente falando.

arquitetura corporativa moveis planejados

Projeto da DABUS ARQUITETURA para a Associação Brasileira de Franchising.

8. Utilize Arquivos Deslizantes

Além de centralizarem as informações de modo sistemático, e de permitirem fácil acesso a elas, os Arquivos Deslizantes podem economizar até de 70% da área ocupada, se comparados aos métodos tradicionais de armazenagem de documentos.

arquitetura corporativa arquivos deslizantes

Projeto da DABUS ARQUITETURA para a Bausch + Lomb.

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