3 dicas para criar um ambiente de trabalho divertido e produtivo
Data: 13/12/2019

Ambiente de trabalho divetido
Projeto da DABUS ARQUITETURA para a Ingresso Rápido.

Mesmo que ame a sua ocupação profissional, é bem provável que, qualquer dia desses, você se pegue um pouco entediado no escritório. Sem alardes! Ver todo dia as mesmas pessoas, resolver os mesmos tipos de problemas e ter de aguentar sempre o mesmo espaço pode ser cansativo em longo prazo. Mas se você contar com um ambiente de trabalho divertido, a história toma aí outra perspectiva.

Pense bem. Os colaboradores já não são os mesmos. As novas gerações buscam novidades constantes, são flexíveis e tendem a valorizar mais as empresas que se preocupam em lhes oferecer maior qualidade de vida. Some a isso a ideia de que tudo pode, sim, ser mais leve, prazeroso e cativante.

Mas tire da cabeça a concepção de uma configuração bagunçada, sem processos definidos ou gestão. Nenhum negócio deve ir por esse caminho. A Arquitetura Corporativa tem as ferramentas certas para agregar a diversão de modo estratégico à rotina de equipes que desejam ser mais felizes.

Acompanhe para saber o que pode ser feito aí no seu escritório, sem deixar a produtividade de lado!

Benefícios de um ambiente de trabalho divertido

Um clima mais descontraído, quando bem alinhado com a cultura organizacional, pode favorecer fatores como:

  • – Saúde mental: os funcionários se sentem mais confortáveis e menos estressados em um local que os acolhe sem tantas formalidades ou regras rígidas. Esse sentimento positivo ajuda a evitar problemas graves como a Síndrome de Burnout.
  • – Comunicação: processos de convivência menos burocráticos favorecem a troca de ideias e a agilidade na criação de soluções. Mas, lembre-se: tudo depende muito da forma como o time é liderado.
  • – Criatividade: um local onde as pessoas podem rir, compartilhar propostas e realizar suas tarefas de um jeito prazeroso, ajuda a aguçar o lado criativo. De modo diferente, muitas restrições bloqueiam essa capacidade.
  • – Identidade: para algo ser divertido a alguém é necessário que haja identificação. Assim, quando isso é obtido, os laços com o colaborador se tornam mais estreitos e a força da marca aumenta.

Criando um ambiente de trabalho divertido

Quer visualizar como o seu escritório pode se tornar um ambiente de trabalho divertido com responsabilidade?

Acompanhe as dicas!

1. Respeite a cultura e a identidade da marca

Não adianta querer oferecer um local descontraído, se essa característica não tem a ver com a cultura da empresa e com a própria identidade da marca. O projeto de Arquitetura Corporativa buscará entender a fundo esses dois pilares para poder articular soluções que façam sentido a cada negócio. Além disso, o que pode ser considerado “divertido” em um contexto, em outro pode soar desrespeitoso, por exemplo.

2. Crie cenários propícios

O pessoal precisa manter a concentração na hora de produzir? Ok. Mantenha as estações de trabalho sem distrações e direcione a diversão para áreas específicas como a sala de jogos (videogame, sinuca, ping pong), o cantinho da música (com alguns instrumentos) e o espaço externo (para o happy hour).

Contudo, é essencial que o pessoal tenha liberdade para transitar entre esses cenários, nos quais pode encontrar inspiração no decorrer do dia. Além disso, a linguagem do todo precisa ser coerente com a premissa em questão neste post.

3. Ousar é preciso

Combinação de cores contrastantes, frases bem-humoradas, pinturas criativas, iluminação com efeitos, funny design. Tudo isso pode ser explorado, além dos objetos particulares presentes na mesa de cada funcionário. Portanto, permita que eles personalizem seu cantinho e imprimam um pouco de seu próprio humor.

Companhias como Google, Yahoo e Airbnb se destacam por seus ambientes coloridos, com tobogãs, plantas e jogos. Embora tragam referências interessantes, eles não devem ser vistos como o melhor caminho a seguir. O seu caso é único e mesmo com implementações simples é possível criar alternativas animadoras. Basta contar com o santo espírito criativo!

Tenha um projeto de Arquitetura Corporativa que fala a língua do seu negócio e engaja o seu time com entusiasmo. Entre em contato conosco e fique por dentro das possibilidades que podem ser desenvolvidas para a sua empresa!

Compartilhe este post